Pedagogiai de celestin freinet

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (485 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Pedagogia de Célestin Freinet (principais aspectos)
Freinet foi um pedagogo francês que por acreditar que adquirimos conhecimento através do meio natural, criou o método natural de ensino.
Seuobjetivo era formar um homem mais livre, mais autônomo e mais responsável, contribuindo assim para a transformação da sociedade, e, para que isso ocorra é preciso conhecer o aluno.
Segundo Freinet, ascrianças devem participar de provas criativas, deve-se observar e seguir o empenho dos alunos, transformando-os por meio da livre expressão, como nas aulas passeio, por exemplo.
Como a criança já secomunica mesmo antes da fala, o professor deve deixá-la livre, mas motivando-a, fazendo com que ela use seu próprio vocabulário para favorecer seu desenvolvimento. O educador deve ser sensível paraacompanhar a construção do conhecimento.
Para Freinet são cinco as fases de aquisição da escrita:
1. Grafismo simples;
2. Grafismo diferenciado;
3. Imitação da escrita;
4. Utilização das letras enúmeros com ou sem valor sonoro;
5. Escrita alfabética.
Sendo que cada criança tem seu tempo para adquirir a escrita, não há uma idade certa e o educador não deve apressá-la e sim incentivá-la,trabalhando com o aperfeiçoamento do próprio texto e contextualização da gramática.
Freinet ensina que a criança é da mesma natureza do adulto, ou seja, não gostam de autoritarismos, nem de disciplinarígida, gostam de escolher seu próprio trabalho e saber seu objetivo, precisam ser motivadas, desejam ser bem sucedidas, aprendem por experiência, enfim, apresentam as mesmas características.
Com tudoisso, pode-se perceber que Freinet analisou de forma crítica o autoritarismo da escola tradicional, que é baseado nas regras rígidas da organização do trabalho, no conteúdo determinado e defasado emrelação à realidade social, sendo contrário à avaliação quantitativa e à imposição de castigos, porém, para ele, a ordem e disciplina devem existir, mas conseguida com o respeito mútuo entre...
tracking img