Pedagogiai de celestin freinet

Páginas: 2 (485 palavras) Publicado: 20 de março de 2013
Pedagogia de Célestin Freinet (principais aspectos)
Freinet foi um pedagogo francês que por acreditar que adquirimos conhecimento através do meio natural, criou o método natural de ensino.
Seuobjetivo era formar um homem mais livre, mais autônomo e mais responsável, contribuindo assim para a transformação da sociedade, e, para que isso ocorra é preciso conhecer o aluno.
Segundo Freinet, ascrianças devem participar de provas criativas, deve-se observar e seguir o empenho dos alunos, transformando-os por meio da livre expressão, como nas aulas passeio, por exemplo.
Como a criança já secomunica mesmo antes da fala, o professor deve deixá-la livre, mas motivando-a, fazendo com que ela use seu próprio vocabulário para favorecer seu desenvolvimento. O educador deve ser sensível paraacompanhar a construção do conhecimento.
Para Freinet são cinco as fases de aquisição da escrita:
1. Grafismo simples;
2. Grafismo diferenciado;
3. Imitação da escrita;
4. Utilização das letras enúmeros com ou sem valor sonoro;
5. Escrita alfabética.
Sendo que cada criança tem seu tempo para adquirir a escrita, não há uma idade certa e o educador não deve apressá-la e sim incentivá-la,trabalhando com o aperfeiçoamento do próprio texto e contextualização da gramática.
Freinet ensina que a criança é da mesma natureza do adulto, ou seja, não gostam de autoritarismos, nem de disciplinarígida, gostam de escolher seu próprio trabalho e saber seu objetivo, precisam ser motivadas, desejam ser bem sucedidas, aprendem por experiência, enfim, apresentam as mesmas características.
Com tudoisso, pode-se perceber que Freinet analisou de forma crítica o autoritarismo da escola tradicional, que é baseado nas regras rígidas da organização do trabalho, no conteúdo determinado e defasado emrelação à realidade social, sendo contrário à avaliação quantitativa e à imposição de castigos, porém, para ele, a ordem e disciplina devem existir, mas conseguida com o respeito mútuo entre...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Célestin Freinet
  • Celestin Freinet
  • Celestin Freinet
  • celestin freinet
  • Celestin Freinet
  • Celestin Freinet
  • Celestin freinet
  • Celestin freinet

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!