Pedagogiada autonomia - resumo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2236 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Robinson Jorge da Silva














Resumo: Pedagogia da Autonomia – Paulo Freire
























UNISAL
Lorena
2009
Paulo Freire tem propriedade singular ao fazer uma síntese que denota sua maturidade, simplicidade e vontade trazendo à luz alguns questionamentos e propostas pertinentes para a formação do corpo docente em sua obraPedagogia da Autonomia, sugerindo práticas e possibilidades de os educadores estabelecerem novos paradigmas de educabilidade entre si até o educando. Tais propostas de práticas pedagógicas sumamente necessárias à educação como forma de proporcionar a autonomia de ser dos educandos respeitando sua cultura, seu conhecimento empírico por conta de suas vivências e, logo, sua maneira de entender o mundo que orodeia.
O autor expressa sua exortação através de uma linguagem poética, porém política traçada por inquietações e problematizações a serviço do pensar e do decidir dentro do modelo atual de uma prática defasada e entregue à massificação viabilizado pelo consumismo exacerbado e a coletiva alienação provinda dos meios de comunicação, condenando a rigorosidade ética a que se curva aosinteresses capitalistas e neoliberalistas, que excluem do processo de socialização no mundo as esferas marginalizadas. Seu desejo maior é trazer à consciência a opção pela ação transformadora. Esta obra é um apanhado global de pensamentos defendidos em seus outros livros, que visam a integração do ser humano e a constante procura de novas técnicas que valorizarão a curiosidade ingênua e crítica, setransformando em epistemológica.
Há de se constatar como aspecto principal de sua abordagem pedagógica que formar é muito mais que treinar o educando no desempenho das tarefas; Chama a atenção dos educadores formados ou em formação à responsabilidade ética, elucidando-os na arte de conduzir seres à reflexão crítica de suas realidades frente a um abandono educacional em que vivem nossas escolas,prende-nas a táticas de ensino ultrapassadas e desconexas.
Sua proposta é de uma humanização do professor enquanto mediador e guia no processo educativo-social, conscientizando os educandos de todas as camadas sociais, sobretudo as de baixa renda, das manipulações políticas que as mantêm sob seu jugo. Paulo Freire ao estruturar este livro levou em consideração as próprias experiências comoeducador em comunidades carentes.
Cabe nesta obra não só a intenção de mudança por parte dos docentes, mas também ao corpo discente em prol de uma sociedade mais justa e de valores igualitários; na formação crítica de professores que, além de educar, estarão conscientizando e orientando os futuros cidadãos a viverem de forma digna, consciente e participativa na transformação deste contextosocial tão corrompido.
Pedagogia da Autonomia tem como interesse central a clareza de possibilitar os saberes necessários a prática educativa de professores formados ou em formação, mesmo que alguns destes professores não sejam críticos ou progressistas porque são pontos aprovados pela prática, não considerando posições políticas. Cabe ao professor observar qual prática é apropriada para suacomunidade e atuação enquanto agente transformador da sociedade atual. Deve ser ressaltado que os conteúdos a serem assimilados têm que ser claros, recordando aqui do primeiro saber onde ensinar não é a simples tarefa de transmitir conhecimentos, nem, contudo, formatar o educando de forma indecisa e sem posicionamento frente às realidades sociais alienadoras, mas ao contrário, facilitar e torná-loconsciente e responsável também às possibilidades para a produção e construção dialética dentro da perspectiva freireana de que quem ensina aprende ao ensinar e quem aprende ensina ao aprender ressaltando a necessidade de uma reflexão crítica sobre a prática educativa; sem essa reflexão, a teoria pode ir virando apenas discurso; e a prática, ativismo e reprodução alienada. Existem diferentes...
tracking img