Pedagogia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 22 (5324 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
DIFICULDADES DE ENSINO APRENDIZAGEM
Tipos de distúrbios

Renata Pamplona Baptista
Profª Tânia Margarete de Borba
Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI
Licenciatura em Pedagogia (PED 8921) – Trabalho de Graduação
24/09/11

1 DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM

Dificuldades de aprendizagem são problemas neurológicos que afetam a capacidade cerebral para entender, recordar oucomunicar a informações. Muitos especialistas afirmam que crianças vão mal à escola quando possuem dificuldades de aprendizagem, não identificadas e que diariamente são rotuladas pelos adultos como tendo baixa inteligência, insolência ou preguiça, preocupados com esse rendimento escolar, mas que não conseguem identificar a dificuldade. O problema de aprendizagem não é um termo para referência de umúnico distúrbio, mas a uma ampla gama de problemas que afetam o rendimento e a vida escolar do aluno. É atribuído a várias causas e aspectos diferentes que podem prejudicar o funcionamento cerebral.
Às vezes, as dificuldades de aprendizagem são tão sutis que essa criança não parece ter problema, mas podem apresentar uma inteligência na média ou superior e serem excepcionais em algumas áreas.Portanto, essa criança pode saber tudo sobre um determinado assunto e não o ser capaz de aprender todas as letras do alfabeto. Podem ser acusadas frequentemente de serem desatentas não cooperativas ou desmotivadas.
A discrepância entre o que a criança sabe e o que deveria saber e o que realmente faz é a marca desse tipo de deficiência. As crianças com dificuldades de aprendizagem têm em comum um baixodesempenho inesperado, pois funciona como seria esperado, mas de repente, em uma determinada tarefa, seu cérebro parece congelar.
Os tipos de deficiências que mais tendem causar problemas são aquelas que afetam a percepção visual, o processamento da linguagem, as habilidades motoras finas e a capacidade para focalizar a atenção. Os autores Smith e Strick (2001) destacam outros comportamentosproblemáticos como fraco alcance da atenção, dificuldade para seguir instruções; imaturidade social; dificuldade com conversação; inflexibilidade; fraco planejamento e habilidade organizacionais, distração; falta de destreza; falta de controle dos impulsos. Os comportamentos citados acima surgem a partir das mesmas condições neurológicas que causam problemas de aprendizagem, com isso estão sendoreconhecidos e compreendidos como tais.

As questões educacionais que mais têm preocupado os profissionais ligados ao ensino, referem-se aos altos índices de evasão e reprovação escolar que têm sido registrados nas escolas municipais e estaduais e o grande número de criança que têm recorrido a tratamento psicopedagógico com dificuldade de aprendizagem. (MORAES, 2001, p.29)

Essa citação vemfortalecer a necessidade de diagnosticar as dificuldades de aprendizagem, combatendo o fracasso escolar. Professores costumam classificar os seus alunos que estão com dificuldades de aprendizagem, porém não conseguem com exatidão diagnosticar, seja por falta de habilitação ou não, e, portanto observa-se como é importante saber identificar as dificuldades de aprendizagem.
Mas se outras obras foremobservadas, verifica-se a grande quantidade de dificuldade e distúrbios de aprendizagem elencadas com nomenclaturas diferentes, mas que em muitas vezes querem dizer a mesma coisa. Vários autores com diferentes abordagens como psicológica e psicopedagogia utilizam uma ramificação de dificuldades diferentes de acordo com a área pesquisada como a neurológica, motoras, visual e auditiva.
Também existemautores que diagnosticam as dificuldades de aprendizagem fazendo um paralelo com patologias. O que se encontra em comum acordo entre diversos autores são os fatores, como psicológicos, neurológicos, sociais e outros, que influenciam na aprendizagem da criança e que precisam ser levados em consideração no diagnóstico de uma criança com problemas de aprendizagem. Isso só vem acrescentar ainda mais...
tracking img