Pedagogia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2296 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE ANHANGUERA - UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
POLO: CAMPO VERDE - MT
4º SEMESTRE DO CURSO DE PEDAGOGIA





GESSIELLE J. DE MEDEIROS
KEILA DALUZ DE S. PETRUCCI
TALYTA NETO DE SALES
LUISA NICOLINI







FUNDAMENTOS SOCIOLÓGICOS DA EDUCAÇÃO

PORTFÓLIO VIRTUAL: SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO E SUA REPRESENTAÇÃO NA SOCIEDADECAMPO VERDE - MT

2012

INTRODUÇÃO

A sociologia é a ciência que estuda a sociedade e como os indivíduos se comportam entre os seus.

Logo este trabalho tem como objetivo desvendar a sociologia e suas influências dentro do contexto acadêmico, desvendando os personagens que estão inseridos no ambiente escolar e sua atuação, de forma a estudar e conhecer suas relações entresociedade e a comunidade escolar.

Mas o que é sociologia? Qual seu papel dentro da escola? Como sua função esta entranhada no desenvolvimento da relação ensino X aprendizagem? Apontaremos também como a sociologia esta intercalada na educação e na cultura de determinada localidade.

São estas perguntas que buscaremos responder dentro deste portfólio acadêmico.







ETAPA 1Sociologia

A sociologia é a parte das ciências humanas e estuda o comportamento humano em função do meio e os processos que interligam os indivíduos em associações, grupos e instituições. Enquanto o indivíduo na sua singularidade é estudado pela psicologia, a sociologia tem uma base teórico-metodológica voltada para o estudo dos fenômenos sociais, tentando explicá-los e analisando os sereshumanos em suas relações de interdependência. Compreender as diferentes sociedades e culturas é um dos objetivos da sociologia.

A sociologia surgiu como uma disciplina a partir de fins do século XVIII, na forma de resposta acadêmica para um desafio de modernidade: se o mundo está ficando mais integrado, a experiência de pessoas do mundo é crescentemente atomizada e dispersada. Sociólogosnão só esperavam entender o que unia os grupos sociais, mas também desenvolver um "antídoto" para a desintegração social.

Os sociólogos estudam uma variedade muito grande de assuntos. Para ter uma ideia geral sobre esses assuntos, segue uma pequena lista de áreas e tópicos de estudo na sociologia.

Demografia social, Microssociologia; Sociologia ambiental; Sociologia daadministração; Sociologia da arte; Sociologia do conhecimento; Sociologia da ciência; Sociologia da cultura; sociologia da educação; Sociologia das emoções; Sociologia industrial; Sociologia jurídica; Sociologia econômica; Desenvolvimento econômico; Sociologia das organizações; Sociologia funcionalista; Sociologia médica.

Sociologia da educação

A sociologia da educação é uma disciplina que estudaos processos sociais do ensino e da aprendizagem. Tanto os processos institucionais e organizacionais nos quais a sociedade se baseia para prover educação a seus integrantes, como as relações sociais que marcam o desenvolvimento dos indivíduos neste processo são analisados por esta disciplina.

Os estudos sociológicos da educação se situam, originalmente, na primeira metade do século XX.Neste período, predominava o chamado enfoque moralista de orientação geral positivista. Apesar de contribuir grandemente para a legitimação da sociologia da educação, como campo específico de estudos, o enfoque moralista mesclava filosofia e ciência, confiante em que o entendimento sociológico da educação influenciasse o progresso social.

A Sociologia da Educação é a Sociologia que estudaa realidade sócia educacional e os processos educacionais de socialização. Tem como fundadores Émille Durkheim, Karl Marx e Max Weber. Durkheim é o primeiro a ter uma Sociologia da Educação sistematizada em obras como Educação e Sociologia, A Evolução Pedagógica na França e Educação Moral.

A Sociologia da Educação oportuniza aos seus pesquisadores e estudiosos compreender que a...
tracking img