Pedagogia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1421 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADE ANHANGUERA EDUCACIONAL

CURSO PEDAGOGIA EAD

Disciplina: Educação de Jovens e Adultos
Prof. Msc. Djalma Silveira

AUTORAS:

SOROCABA/SP
14/09/2012
ETAPA 1

A educação de jovens e adultos (EJA), é vista como uma forma de alfabetização que não teve oportunidade de estudar na infância ou aqueles que por algum motivo tiveram de abandonar a escola, sempre foi marcado no Brasilpor movimentos ou iniciativas de grupos, órgãos públicos e privados ou pesquisadores decididos a enfrentar o problema da existência de uma enorme população que não teve oportunidade de frequentar escola regular.
O principal objetivo da educação de jovens e adultos é: de auxiliar cada individuo a torna-se tudo que ele tem capacidade para ser, durante vários anos foram desenvolvidos projetos para aalfabetização, destaca-se portanto alguns deles, o Mobral – movimentos brasileiro de alfabetização de 1967 – 1985, Fundação Educar de 1986 – 1990 e o programa Brasil alfabetizado de 2003 até o momento atual.
Esta educação é um desafio, não só para administradores governamentais, universidades, professores, como também como para toda a sociedade e o próprio aluno.

“ A importância do papel doeducador, o mérito da paz com certeza do que faz de sua tarefa docente não apenas ensinar os conhecimentos mais também ensinar a pessoa certo. (FREIRE , 1996 , P 27)”.

O ensinar e o aprender envolvem um processo coletivo de troca de experiências e ideias, a educação de jovens e adultos é um programa que demostra não só teoria mais também na pratica que é possível mudar os rumos sociais do nossopaís através da educação; alfabetização proporcionando aos jovens e adultos à alfabetização consciente sendo esta a formação para transformação do cidadão em seu exercício social.
O verdadeiro papel do professor é auxiliar o aluno a pensar e ser crítico e não torna-lo uma máquina, o professor tem que ensinar o aluno a lutar pelo que deseja, pelo que acha certo, ou seja, o aluno tem que saber oque ele quer e que caminhos a percorrer.

ETAPA 2

Começamos com alguns fundamentos nos quais se baseou á formulação de objetos gerais da presente proposta para a educação de jovens e adultos.
Qualquer objeto de educação fundamental orienta-se, implícita ou explicitamente por concepções sobre o tipo de pessoa e de sociedade que se considera desejável, por julgamentos sobre quais elementos dacultura são mais valiosos e essenciais.
O currículo é o lugar onde esses princípios gerais que devem ser explicados e sintetizados em objetivos que orientem a ação educativa. Nos fundamentos desta proposta, delinear-se uma visão bastante geral da situação social em que vivemos hoje, das necessidades educativas dos jovens e adultos pouco escolarizados, do papel da escola e do educador.
Estãoorganizados em três áreas o desdobramento dos objetivos gerais em conteúdos e objetivos mais específicos que são: Língua Portuguesa, Matemática e Estudos da Sociedade e da Natureza.
Para cada uma dessas áreas, expõem-se considerações sobre sua relevância e sobre a natureza dos conhecimentos em que trabalha.
Onde se encontra também algumas indicações metodológicas e alguns aspectos das teorias sobreo ensino e a aprendizagem de seus conteúdos.
Para cada área, são definidos blocos de conteúdos com um elenco de tópicos a serem estudados, onde há um conjunto de objetivos didáticos referem-se a conteúdos de tipo procedimental, ou seja ao aprender a fazer, onde também á aprendizagem de fatos e conceitos que os educando terão oportunidades de conhecer conteúdos referentes e atitudes e valores,dada a sua natureza, estão melhor contemplados nos casos pertinentes, objetivos que foram relacionados tópicos de estudo especifico.
Expressando diferentes graus de aprofundamento em que um tópico de conteúdo pode ser abordado, os objetivos didáticos podem orientar também decisões quanto á sequenciação do ensino.
Para as áreas de língua portuguesa e matemática, há indicações mais detalhada quando...
tracking img