Pedagogia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2185 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
1. A musica como arte sonora atenta se para as possibilidades de seus usos e recursos atendemos os diferentes aspectos do desenvolvimento do ser humano como.
A criança precisa ser sensibilizada para o mundo dos sons, é muito importante exercitar desde muito pequena, pois esse treino irá desenvolver sua memória e atenção. FARIA (2001), define que a música é um importante fator na aprendizagem,pois a criança desde pequena já ouve música, a qual muitas vezes é cantada pela mãe ao dormir, conhecida como 'cantiga de ninar. Na aprendizagem a música é muito importante, pois o aluno convive com ela desde muito pequeno.
A música quando bem trabalhada desenvolve o raciocínio, criatividade e outros dons e aptidões, por isso, deve-se aproveitar esta tão rica atividade educacional dentro dassalas de aula.
A música e a dança atuam no corpo e desperta emoções, neste sentido ela equilibra o metabolismo, interfere na receptividade sensorial e minimiza os efeitos de fadiga ou leva a excitação do aluno. Para STABILE citado por ESTEVÃO (2002, p. 34) “a música e a dança permitem a expressão pelo gesto e pelo movimento, que traz satisfação e alegria”. A criança aprende e se desenvolver atravésdela “A expressão musical desempenha importante papel na vida recreativa de toda criança, ao mesmo tempo em que desenvolve sua criatividade, promove a autodisciplina e desperta à consciência rítmica e estética”. A música também cria um terreno favorável para a imaginação quando desperta as faculdades criadoras de cada um. A educação pela música proporciona uma educação profunda e total. FARIA(2001, p. 24), “A música como sempre esteve presente na vida dos seres humanos, ela também sempre está presente na escola para dar vida ao ambiente escolar e favorecer a socialização dos alunos, além de despertar neles o senso de criação e recreação”.

2. Quais são os sistemas que possibilitam a percepção do som?
os sistemas que possibilitam a percepção do som é a audição que é um dos cincosentidos. Ela ocorre através do sistema auditivo. É o ouvido dos vertebrados que percebe as ondas sonoras, possibilitando o processo da audição. O processo de percepção do som (audição) deve-se a vibração de um objeto material que age com estímulo físico. Em condições normais, a vibração se transmite a partir do objeto, chegando ao ouvido, através de um movimento de ondulação nas partículas de ar(ondas sonoras). 

3. A musica também apresenta a indução como características psicológica .Ex
Socialmente, Hargreaves e North estipularam três domínios para o estudo. O primeiro é vivido no contexto social e histórico, o segundo que diz respeito ao estabelecimento de relações interpessoais e por último a regulamentação do humor.
Esses três domínios trazem à tona uma consciência afetiva que podeser vista como as emoções e os sentimentos do indivíduo, interagem na atividade humana (juntamente com o pensar e o agir) configurando na “construção dos significados singulares da música, de acordo com a sua própria reflexão acerca de si e de suas experiências” (WAZLAWICK, 2007, pg. 110). Esses significados por sua vez, partem das vivências afetivas do sujeito, “demonstrando a utilização viva damúsica, uma vez que mudam, destroem-se e são recriados, porque também são constituídos pelos sentidos, ligados ao uso da música de modo idiossincrático e em relação” (WAZLAWICK, 2007, pg. 110).
A música contribui na influência social em virtude da sua capacidade de induzir afeto. Sua importância se deve aos processos determinados na relação entre música e afeto como tomada de decisão, formação deuma primeira impressão, formação de julgamentos relativos a membros de um mesmo grupo, mensagens persuasivas, entre outros. Dentre os estudos à respeito desse assunto, Queiroz relata que “o modo global e integrador da música nos envolver talvez seja reflexo de sua decodificação multiprocessada pelo cérebro.” Continua afirmando que, a partir do modo como o cérebro organiza-se para processar a...
tracking img