Pedagogia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1108 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
FORMAÇÃO DOCENTE


1 A Importância da Formação Continua.



Autor: Josiane Tadim da Costa



Professor Orientador: Aline Ayres Mendes Ferreira



Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI


Curso de Pedagogia (PED0417)

14/12/2012





RESUMO


Este paper, apresenta uma analogia referente ao tema Formação Docente, e a importância de manter sempre esteprocesso em constate desenvolvimento e o impacto que isso gera na vida do profissional da educação, partindo de uma visão atual e reflexiva do tema, tais pela sua diversidade de seus objetivos, interesses e a imensa riqueza de informações, acreditando-se ser quase impossível encontrar quem a ache desnecessária.


Palavras-chaves: Formação Docente. Prática Reflexiva. Professor.


1 INTRODUÇÃOA abordagem deste trabalho tem por objetivo apresentar de uma forma clara e concreta de um assunto que ocupa um dos patamares de maior importância se tratando do âmbito educacional do pais. A necessidade de responder a sociedade em relação a uma educação com qualidade cada dia vem crescendo, a qualidade de uma prática pedagógica de um conteúdo com qualidade, de um profissional devidamentequalificado.
Para exercer a sua função com competência preparando os alunos para um verdadeiro exercício de um verdadeiro cidadão.




2 FORMAÇÃO CONTÍNUA: UM DESAFIO PARA O PROFESSOR.

Na atualidade muito se tem discutido sobre a importância da formação continuada do educador, visto que nos últimos anos várias maneiras e recursos estão sendo disponibilizados pelos governos,municípios e instituições que respondem a estes profissionais, a exemplo do MEC, onde possuem plataformas, cursos EAD entre outras formas de aprendizagem e aprimoramento profissional. O termo “Formação Contínua” vem a cada dia tomando uma proporção relativamente otimistas entre o meio educacional, sendo os profissionais vistos como sujeitos inacabados, em contínuo processo de transformações e mudanças.Porém quando estudado o assunto com profundidade, conclui-se que o mesmo já vem sendo estudado por pesquisadores, com o objetivo de superar as dificuldades apresentadas pelos sistemas de ensino e por seus próprios educadores. É necessária a conscientização da importância para o profissional na atualidade, surgindo sempre novos desafios a serem enfrentados pelos docentes, com a modernidade e o avançoda tecnologia, bem como também a necessidade de sempre estar conscientizado de que se precisam formar alunos para a cidadania. O professor precisa ter sempre consigo a convicção de que é primordial que o mesmo invista em sua constante formação, pois ele se vê obrigado a manter-se atualizado para que exerça um papel com a mais completa qualidade e competência, convicto de estar preparado para osdesafios enfrentados durante sua carreira docente.
Segundo Libâneo (2004, p.227),

O termo formação continua vem acompanhado de outro, a formação inicial. A formação inicial refere-se ao ensino de conhecimentos teóricos e práticos destinados à formação profissional, completados por estágios. A formação continuada é o prolongamento da formação inicial, visando o aperfeiçoamentoprofissional teórico e prático no próprio contexto de trabalho e o desenvolvimento de uma cultura geral mais ampla, para além do exercício profissional.

O que de fato Libâneo expressa acima, e que o mesmo não conclui sua vida acadêmica quando se forma na graduação, e sim que este é o primeiro passo em sua carreira docente, o autor afirma que é necessário esta conscientização de que sua formaçãonunca estará completa, estando sempre pronto para o aprendizado, levando em consideração o fato de estar na era da mais alta tecnologia, dos conceitos previamente sendo sempre alterados, isso ocorre gerando mudanças rápidas nos padrões e valores sociais, o professor precisa ter saber que esse processo estará presente em toda sua trajetória docente, o que faz com o que o mesmo enriqueça a sua...
tracking img