Pedagogia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1761 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
A Europa no Século XIX
Trabalho por, estudante de História @ , Em 22/04/2003
5
Tamanho da fonte:
O congresso de Viena propôs a restauração das monarquias absolutistas nos países europeus, unindo forças tradicionais da nobreza e do clero. Porém, tal tendência conservadora prevaleceu na Europa, por apenas alguns anos. A partir de 1850, a Europa absolutista foi cedendo lugar a uma nova Europapredominantemente liberal. O trabalho a seguir mostra os principais acontecimentos que contribuíram para essa transformação.
O principal fator da unificação Alemã foi o desenvolvimento econômico e social nos Estados germânicos, especialmente da Prússia. A Áustria, que havia impedido a unificação tentada pela Prússia em 1850, não conseguiu impedir o progresso de seus estados, alcançando graças aoZollverein, a liga aduaneira adotada em 1834. De 1860 a 1870, distritos industriais e centros urbanos surgiram em várias regiões; as estradas de ferro passaram de 2000 para 11000 km; as minas de carvão e ferro permitiram o crescimento das indústrias siderúrgicas, metalúrgicas e mecânicas. Formava-se o complexo industrial Alemão. Percebendo a ameaça a seu poder, a Áustria tentou em vão fazer partedo Zollverein.
Na Prússia, a burguesia tentou controlar as despesas reais, criando um conflito político que durou até 1861, quando o rei Guilherme 1º convidou Bismarck para ministro. Ele era antiliberal, pró-monarquia e contra o poder da burguesia mas devotado à causa da unificação.
Bismarck achava que a unidade deveria ser obtida pela força, através de uma luta contra a Áustria. Por isso,organizou militarmente o reino da Prússia. Os burgueses se negaram a aprovar o aumento do tempo de serviço militar obrigatório e a elevação dos impostos, para financiar mais contingentes militares. Com aprovação apenas da Câmara dos Nobres, Bismarck passou a governar despoticamente e transformou o exercito em instrumento da unificação Alemã. Explorando os desacertos internacionais, venceu por etapa aDinamarca, a Áustria e, finalmente, a França.
O século XIX foi o século da Inglaterra na área econômica, foi o período de PAX BRITANICA, ou Era Vitoriana – período governado pela rainha Vitória.
Período da evolução industrial, do capitalismo e de harmonia entre opartido conservador (Fories) e o partido liberal (Whigs)- Período das reivindicações trabalhistas (Trade-Unions), péssimas condições detrabalho, baixo salários e jornadas de trabalho excessivas.
Cartismo:
· Atuação popular de denuncia contra a exploração do trabalhador (carta do povo);
· Voto universal masculino, secreto, igualdade de direitos eleitorais;
· Mandatos anuais;
· Fim do direito ao voto com base na propriedade.
1833 – 1884
Ganha destaque a sociedade Fabiana, recebeu esse nome devido ao general FabianoCutados, defendiam a conquista progressiva de espaços, políticos para a construção do socialismo por meio de eleições, originou-se o Partido Trabalhista Inglês.
A restauração do absolutismo
Após a queda de Napoleão , a dinastia dos Bourbon retornou ao trono francês através de Luíz XVIII e de seu sucessor , Carlos X. O retorno dos Bourbons foi acertado no Congresso de Viena
Governo de Luiz XVIIIPeríodo maracado pela violenta repressão política ás oposições, especialmente bounapartistas e grupos liberais, conhecidos como Terror Branco. Os setores ultra conservadores que apoiavam Luíz XVIII queriam o pleno regresso ao absolutismo do Antigo Regime. Entretanto, o rei percebeu q regressar totalmente ao passado era impossível, sendo necessário haver um ponto de equilíbrio entre as forçasaristtocráticas tradicionais e o liberalismo burguês.
Governo de Carlos X
Com a morte de Luíz XVIII, seu irmão, Carlos X, assumiu o trono francês. Seguindo as idéias de seu irmão, Carlos X procurou ampliar a política antiliberal. Decretou leis que davam a Igreja o controle








História do Ensino Superior
"O real significado do termo "Ensino Superior" vai muito além do de ensino de terceiro...
tracking img