Pedagogia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1548 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
A ATUAÇÃO DO PEDAGOGO NA EDUCAÇÃO INFANTIL E NO ESPAÇO FÍSICO ESCOLAR


Introdução

O presente trabalho é fruto de um estudo de observação e análise, referente á atuação do pedagogo na educação infantil e no espaço físico escolar, o qual foi desenvolvido mediante as visitas feitas a uma creche escola, onde foi observado tanto todo o espaço estrutural e físico da creche, como tambémbaseados nas entrevistas realizadas com as diretoras e duas professoras que trabalham na mesma foi possível entender o relacionamento de carinho e cuidado das docentes por seus alunos. Além disso, para uma melhor compreensão e fundamentação acerca do assunto proposto, foi utilizada uma base teórica, ANGOTTI ( 2003).




A ATUAÇÃO DO PEDAGOGO NA EDUCAÇÃO INFANTIL E NO ESPAÇOFÍSICO ESCOLARO trabalho do pedagogo na área educacional, principalmente na educação infantil é de fundamental importância para as crianças, principalmente para o desenvolvimento educacional e social dos mesmos. O pedagogo mais do que qualquer outro profissional, apresenta uma visão ampla e qualificada para lidar com a educação infantil, seus desafios, limites e possibilidades.
Segundo FREINET,apud, ANGOTTI (2003, p.48): “A criança é a chave do futuro, é a esperança de realização futuras em defesa do direito de todos, na transformação da sociedade [...]”. Devido a essa importância dada á criança coloca-se nas mãos do pedagogo, a responsabilidade de desenvolver as potencialidades, assim como também, trabalhar e reconhecer os limites dessas crianças, orientando-as para que elas saibam viverconscientemente lutar por uma sociedade melhor.
Quanto ao espaço físico escolar, para MONTESSORI, apud, ANGOTTI (2003, p. 29), “Esse ambiente deve ser adequado, qualitativa e quantitativamente às crianças, para poder propiciar-lhes o crescimento, a realização da sua necessidade de experimentação, de trabalho de assimilação espontânea, e de nutrição do espírito”. Assim este espaço escolar,incluindo materiais e objetos pertencentes ao mesmo, destinados às crianças, deve está organizado de acordo com o seu respectivo tamanho, a necessidade e o grau de ensino das mesmas, possibilitando maior acesso, entrosamento e desenvolvimento desses alunos.
Partindo para a área de observação, durante a formulação do referente trabalho, foi realizada quatro visitas a uma creche escola, paraentender melhor o funcionamento do trabalho pedagógico e estruturação do ambiente escolar, porém, vale ressaltar que, mediante a paralisação ocorrida no corrente período e a chuva que, em consequência da má estrutura do teto causou pequenas inundações na creche escola. Ambos os acontecimentos deixaram a referida creche escola, sem condições da normalidade das aulas, durante as visitas.
ACreche Escola Jardim[1] não tem data de fundação, porém a funcionária que tem mais tempo na instituição trabalhando em serviços gerais há 21 anos informou que, a creche tem aproximadamente 30 anos de funcionamento. A instituição mantenedora é o município, recebem por caixa de custeio para comprar: material didático, limpeza e cilindro.
A quantidade total de alunos atendidos são 128 tendo doisturnos de funcionamento manhã e tarde no horário da manhã são atendidos 40 alunos e a tarde 88. Em relação às condições de funcionamento a creche possui três salas de creche (2 a 3 anos) e duas de escola (4 a 5 anos). Uma sala de creche foi interditada pelo serviço do corpo de bombeiros pois tem uma linha que corre risco de cair e a direção da creche informou que teve que chama-los pois quandocomunicou a secretaria de educação não adotaram nenhuma providência.
O local onde as crianças dormem é a própria sala em colchonetes, conforme demonstrado na imagem 1.
[pic] Imagem tirada por Jussara Conceição.








A direção da creche informou que não tem instintor de incêndio e não possuem computadores para a informatização dos próprios dados da creche...
tracking img