Pedagogia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (885 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Faculdade Anhanguera Brasília
taguatinga -DF    
Pedagogia

Atividade colaborativa

Aluno: Luciano Carneiro da Silva
RA: 4997011208

Taguantinga
2012
Língua Brasileira de Sinais(LIBRAS) é a língua materna e natural dos brasileiros com surdez. Tal afirmativa nos atenta para o fato de que em outros países há outras línguas de sinais, muito diferentes da nossa, sendonecessária a presença de um tradutor e intérprete para mediar a comunicação entre pessoas com surdez da China e do Brasil, por exemplo.
A Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS), como toda língua de sinais, é umalíngua de modalidade gestual-visual porque utiliza, como canal ou meio de comunicação, movimentos gestuais e expressões faciais que são percebidos pela visão para captar a mensagem e movimentos,principalmente das mãos, para transmiti-la; diferenciando-se da Língua Portuguesa, que é uma língua de modalidade oral-auditiva por utilizar, como canal ou meio de comunicação, sons articulados que sãopercebidos pelos ouvidos.
Uma Língua de Sinais não é simplesmente o conjunto de mímicas e de gestos soltos. As Línguas de Sinais possuem estruturas gramaticais próprias e constituem-se de componenteslinguísticos presentes nas línguas orais, como o fonológico, o morfológico, o sintático e o semântico. O que é denominado de "palavras", ou item lexical nas línguas oral-auditivas, é denominado de"sinais" nas Línguas de Sinais. Portanto, deve-se sempre utilizar o termo "sinal" para o movimento da(s) mão(s), e não a palavra "gesto".
Nas Línguas de Sinais podem ser encontrados os seguintes parâmetrosque formarão os sinais: Configuração de mãos, que são as formas assumidas pelas mãos durante a realização de um sinal; o Ponto de Articulação, que compreende, o local onde o sinal é feito; o movimentoque indica a direção do sinal e a Expressão Facial e/ou Corporal, que materializa a entonação possível por meio da voz nas línguas oral-auditivas e é parte da gramática da língua de sinais.
a...
tracking img