Pedagogia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2627 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
PAULO FREIRE
Subtítulo


Priscila Baukat
Prof: Josenei Martins
Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI
Curso (PED 0407) – Prática do Módulo I
26/11/1011


RESUMO

A alfabetização da Educação de Jovens e Adultos acompanha a história de Paulo Freire que trabalhou em uma metodologia de ensino onde se trabalha muito a relação professor-aluno, onde o diálogo, a simplicidade eigualdade social seria a principal ferramenta a ser utilizada para lutar contra o analfabetismo de jovens e adultos. Paulo Freire criticava a metodologia por uso de cartilhas, por o aluno aprender somente o que lê é ensinado, e não conscientizando o aluno, e afirma que a sociedade deve ser educada para ler e compreender o mundo, não sendo submisso a ele. Paulo Freire não teve relevância somente emnosso país, ele desenvolveu várias experiências no exterior, principalmente no período de exílio, seu método é usado em vários países, Freire tornou-se conhecido mundialmente, publicou vários livros considerados modelos de estudos, pesquisas, e alfabetização, foi homenageado e recebeu diversos prêmios internacionais. A metodologia freireano, tinha como objetivo excluir a figura de professorautoritário, impondo regras, e substituir por um professor que realizasse aulas com diálogos, simplicidade e humildade com o próximo.


Palavras-chave: Educação de Jovens e Adultos, Alfabetização, Metodologia.


1 INTRODUÇÃO

As reflexões apresentadas neste trabalho tratam de mostrar um pouco da história de Paulo Freire, quem era esse pedagogo que revolucionou a Educação de Jovens e Adultos,e nos deixou um legado de saberes, e fabulosos livros. Freire é um pernambucano, que elaborou um revolucionário método de educação popular, onde encontrou vários obstáculos para poder comprovar sua teoria. Nesse método freire aboliu o uso de cartilhas, e passou a usar um método de educação libertadora e conscientizada permitindo ao aluno a construção do conhecimento, onde o educando é alfabetizadopara entender o mundo e a sociedade onde ele vive.
Para Freire a educação deveria ser dialógica, e educador e educando, deveriam ser como iguais, onde ambos trocam conhecimento, onde a aprendizagem é um processo que se constrói de ambos os lados.
O presente estudo também tem enfoque, em como o professor deve interagir dentro da sala de aula com seus alunos. E em razão de ser uma educação paraJovens e Adultos, segue-se por aulas diferenciadas onde o professor deve realizar aulas dinâmicas, dialógicas, procurando intimidade com o educando, sem usar de uma metodologia autoritária e buscar entender o meio onde ele vive, para despertar nele a vontade de aprender.

2 CONTRIBUIÇÕES DO PENSAMENTO DE PAULO FREIRE

Paulo Reglus Neves Freire nasceu em Recife onde viveu e morou por muitosanos. De família humilde, teve uma infância marcada por dificuldades econômicas, vivenciou a pobreza e a fome, onde o levou a compreensão da realidade e passou a preocupar-se com os mais pobres. Com a preocupação em combater a pobreza e a miséria, foi onde buscou contribuir na solução do problema, e elaborou seu revolucionário método de alfabetização. Freire formou-se em direito, mas nunca exerceusua profissão, e preferiu trabalhar como professor.
Este pernambucano optou por engajar na formação de jovens e adultos, lutou sabiamente em um trabalho incansável em favor da educação de jovens e adultos e mostrou ao mundo que é possível combater a analfabetização. Humanismo cristão foi á base do pensamento de Freire, ele queria mudar o homem para mudar a sociedade.
De maneira bastantebreve, Gadotti (XXXX, p. XX) relata da seguinte maneira a vida de Paulo Freire:
As primeiras experiências de Paulo Freire, com a educação de adultos, datam da década de 50, no nordeste brasileiro, aplicando o método que leva o seu nome, passando pelo Chile na década de 60 e auxiliando a reconstrução pós-colonial de novos sistemas educacionais em diversos países da África, na década de 70. Voltando...
tracking img