Pedagogia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (280 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
A educação deve orientar-se para o pleno desenvolvimento da personalidade humana e do sentido de sua dignidade, e deve fortalecer o respeito pelos direitos humanos e pelasliberdades fundamentais”. Pacto Internacional de direitos econômicos, sociais e culturais”. Art. 13, § 1.


Em todos os âmbitos da vida social, as liberdades fundamentais e osdireitos humanos aparecem claramente como coluna vertebral das relações entre pessoas e grupos constituindo garantia única e salvaguarda de qualquer intento de democratização.Comprovamos que o recurso que atualmente menos se usa em educação é a liberdade, limitada de muitas maneiras. A verdadeira força educadora de nossas sociedades está nacomunidade que dialoga entre si e não na sociedade que tem medo e se recolhe nas muralhas em que cada um se defende. Descobrimos que isto serviu de base e serve atualmente às forçasobscurantistas que fundamentam a segurança no equilíbrio do medo ou do terror. O medo segrega angústia e paralisa o ser humano, despojando-o de sua faculdade para exercer odireito de ser livre.


Em que se parecem a angústia e a coragem? Em que ambas são contagiosas... Os processos educativos impetrantes nos formaram como um povo angustiado eimpotente ante forças hegemônicas estranhas aos nossos genuínos direitos e interesses. Não há Messias para isto, mas há respostas. A situação se modifica a custo, procurando descobrirque, por traz deste sistema educativo que gera angústia, há um enorme desprezo pelo ser humano e sua dignidade. Desprezo do educador pelo aluno e vice-versa, desconhecimento dasdinâmicas autênticas do processo, no qual os que educam são educados, pois – como bem disse Paulo Freire – ninguém educa a ninguém, os seres humanos se educam em comunhão!
tracking img