Pedagogia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3275 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
A Pedagogia é a ciência ou disciplina cujo objetivo é a reflexão, ordenação, a sistematização e a crítica do processo educativo. A palavra Pedagogia tem origem na Grécia antiga, paidós (criança) e agogé (condução). O pedagogo era o escravo que conduzia as crianças, aquele que fora vencido no campo de batalha e que era mantido nessa condição pelo emprego da coerção física, ou seja, o chamadopaidagogos na Grécia o ideal formartivo era associado a eloqquencia e á beleza, sendo desinteressado, universal e capaz de atingir os aspectos mais próprios e profundos da humanidade e de cada individuo.
Devido à amplitude de sua abrangência, a Pedagogia engloba diversas disciplinas, que podem ser reunidas em três grupos básicos: Disciplinas filosóficas, Disciplinas científicas e Disciplinastécnico-pedagógicas. As transformações tecnológicas em aumento exponencial estão exigindo da Educação escolar às formulações de sucessivas e constantes modificações nas propostas pedagógicas vigentes, bem como dos métodos de ensino.
O pensamento pedagógico Renascentista influenciou diretamente a educação através da teoria heliocêntrica, defendida por Copérnico (1473 – 1543.
Como fatos que favoreceramesse pensamento pedagógico, são citados: as grandes navegações do séc. XIV, que deram origem ao capitalismo comercial; a invenção da imprensa realizada por Gutenberg; e a invenção da bússola que possibilitou as grandes navegações, a educação Renascentista visava a formação do homem burguês.
Atualmente, denomina-se pedagogo o profissional cuja formação é a Pedagogia, que no Brasil é uma graduação dacategoria Licenciatura.
No Antigo Egito existiam quatro classes que se privilegiavam do ensino diferenciado os faraós, senhores da corte, pos escribas e os artesãos e por ultimo os escravos, os filhos dos faraós eram submetidos ao ensino somente para dominar a palavra, pois era imprescindível o domínio de falar em publico acalmar a multidão justificar a repressão e reafirmar os valoresdominantes, só com o domínio da palavra era possível controlar e organizar a sociedade. No antigo Egito o grupo dominante utilizava-se do processo


educativa como forma de moldar e controlar as camadas sociais visto que a sociedade também era dividida em classes havia sempre uma relação entre o tipo de educação com a posição que o individuo ocupava na pirâmide.
Em Roma antiga não foi diferente, porem oresponsável pela educação era o pai de família, ele tinha autonomia direta do Estado em prover a educação, faziam parte deste contexto familiar à mulher, os filhos, os escravos e os animais ele exercia poder soberano o lhe dava direito de agir como quisesse, o ensino era basicamente das primeiras letras, do direito, domínio da retórica e das condições para desenvolver as atividades políticascaracterístico desta classe. Diferente do Egito, em Roma a necessidade de incluir conhecimentos e habilidades profissionais para serem ensinados em escolas, pois seria como investimento para os proprietários de terras.
As escolas não preparam apenas para o trabalho, mas também tem a função de incorporar valores, idéias, critérios orientados pela classe dominante, por isso a importância que todosfreqüentassem as escolas e que esta fosse obrigatória e pago pelo Estado.
Na história da educação brasileira nota-se grande influência de obras tradicionais portuguesas que privilegiam as análises sobre a atuação educacional da Companhia de Jesus no Brasil e as reformas promovidas pela administração do Marquês de Pombal, na segunda metade do século XVIII, com indicativas diretamente de Portugal naeducação escolar, eram, privilegiados tudo e todos que tinham relação com o Estado e a Igreja isso também com as idéias pedagógicas. No Brasil a educação centralizou-se basicamente nesses dois pilares pela Igreja com a educação e as escolas jesuítas que basicamente era para domesticação de índios nativos e escravos e por outro lado a iniciativa do Estado durante a gestão do Marquês de Pombal em...
tracking img