Pedagogia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (926 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O LÚDICO: UMA GRANDE IMPORTÂNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

A brincadeira na Educação Infantil é uma atividade essencial para as crianças, onde a mesma não tem um valor de passatempo, mas decriar recursos para enfrentar o mundo com seus desafios.
Para definir a brincadeira infantil, ressaltamos a importância do brincar para o desenvolvimento integral do ser humano nos aspectosfísico, social, cultural, afetivo e cognitivo, tentando conscientizar pais, educadores e sociedade de que o ato de brincar faz parte de uma aprendizagem prazerosa, que não á apenas lazer, mas sim, um ato deaprender. E ainda brincar é uma das atividades fundamentais para o desenvolvimento da identidade e da autonomia.
O fato de a criança, desde cedo, poder se comunicar por meio de gestos, sonse mais tarde representar determinado papel na brincadeira faz com que ela desenvolva sua imaginação. No entanto, é preciso uma maior valorização da escola, da família e da sociedade em geral, emrelação a ludicidade que deveráser vivenciada na infância.
O brincar é uma das formas mais comuns do comportamento humano, principalmente durante a infância. Infelizmente, até pouco tempo, obrincar era desvalorizado, destituído de valor a nível educativo. Com o passar dos tempos, houve uma mudança na forma como se compreende o brincar e a sua importância no processo de desenvolvimento dacriança. O brincar pode ser uma ferramenta para que a criança desenvolva essas qualidades. Mais do que uma ferramenta, o brincar é uma condição essencial para o desenvolvimento da criança.Através do brincar, ela pode desenvolver capacidades importantes como atenção, memória, imitação, imaginação e ainda proporciona à criança o desenvolvimento de áreas emocionais, cognitivas e sociais.Amadurecem também algumas capacidades de socialização, por meio da interação e da utilização e experimentação de regras e papéis sociais. A criança não é um adulto que ainda não cresceu. Ela tem...
tracking img