pedagogia

Páginas: 6 (1351 palavras) Publicado: 18 de maio de 2014
Introdução
Falar sobre Pedagogia é bastante prazeroso, pois é um tema, que não se restringe, apenas a escola, mas que está ligado,no cotidiano de cada um de nós.Não podemos falar de Pedagogia,sem falarmos,do professor,que é aquele,que se profissionaliza,e com muito carinho,desempenha a função tão sublime de educar.A educação é uma arte de ensinar,que vem todos a possuem.É Também umaprática,humana e social,que modifica os seres humanos nos seus estados físicos,mentais,espirituais e culturais.
Por isso é importante a função que um pedagogo desempenha. Mas o que é a pedagogia, quem é o pedagogo?
De acordo com o conhecimento empírico, pedagogia, é a formação atribuída aos professores para ensinar crianças, e pedagógico, seria então a metodologia, utilizada, para se alcançar aaprendizagem.
No entanto percebemos que a Pedagogia não se limita apenas ao ensino infantil.


Desenvolvimento
A idéia que se tem é de que Pedagogia nada mais é que um curso de formação de professores para as séries iniciais da educação infantil. Inclusive “peda” do termo pedagogia. É do grego “paidos”,que significa criança.Ou seja o ensino se dirige a crianças.Equem ensina para crianças é o pedagogo.
Portanto a pedagogia se ocupa de fato com a formação escolar de crianças, e métodos de ensinar. No entanto ela tem um significado mais amplo, sendo um campo de conhecimentos sobre a problemática educativo na sua totalidade e ao mesmo tempo,uma diretriz orientadora da ação educativa.
Sendo assim a arte de educar e cuidar de crianças é uma das principaisfunções do pedagogo. Sendo assim, o pedagogo é aquele profissional que atua nas escolas, e centros de educação infantil, ou seja, o pedagogo também é o professor. E cá entre nós,ser pedagogo nos dias em que vivemos,é muito mais do que ter um curso de pedagogia.
Podemos dizer que ser um pedagogo, é esta preparada para qualquer eventualidade, pois é isso que a educação cobra de todo docente. Quandooptamos por trabalhar por trabalhar na área de educação, devemos ter então a consciência de que o nosso trabalho, é que vai moldar a vida de uma pessoa, seja para o bem ou para o mal, isso depende de como iremos desempenhar nosso trabalho. Por isso é preciso ter simplesmente o curso de pedagogia, prá ser um pedagogo,mas acima de tudo é ter amor e compromisso pelo aquilo que fazemos.
Educação epedagogia andam juntas, de modo que não podemos reduzir a educação do ensino e nem a pedagogia aos métodos de ensino. Por conseqüência, se há uma diversidade de práticas educativas, há também várias pedagogias: a pedagogia familiar, a pedagogia sindical, a pedagogia dos meios de comunicação etc., além, é claro da pedagogia escolar.
Sendo assim podemos dizer que toda educação corresponde a umapedagogia. É da mesma forma a educação acontece em vários lugares como: nos hospitais, no estádio de futebol, no palácio da justiça, nas associações de bairros, nas igrejas, no trânsito, nas viagens nos meios de comunicação, nos conselhos de sua cidade ou estado, nas marchas, nas passeatas, nos sindicatos, nas greves, nos partidos políticos, na floresta, nos parques da cidade, no supermercado, noconsultório médico, nas escolas e em vários outros lugares em que haja contato social.
Voltando ao pedagogo, quero dizer que esse profissional, forma pessoas, para atuar, em vários ambientes, como esses citados acima, por isso o papel do pedagogo, não se limita apenas ao ensino escolar, mas a formação de um cidadão.
Acredito que o pedagogo, ou podemos dizer o professor de pedagogia, é defundamental importância na formação de uma criança. Pois ele atua na fase de alfabetização, que pra mim, é à base de toda educação, é o momento onde a criança está descobrindo, seu próprio mundo, é o momento onde ela molda seu caráter, e o professor, é aquele em quem a criança se espelha, ela vê no professor, a figura de alguém perfeito que ela quer imitar, e isso,é uma enorme responsabilidade para o...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Pedagogia
  • Pedagogia
  • Pedagogia
  • Pedagogia
  • Pedagogia
  • Pedagogia
  • Pedagogia
  • Pedagogia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!