Pedagogia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1837 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]


















































































Sumário




INTRODUÇÃO..................................................................................... 1
REFERENCIAL TEÓRICO................................................................... 2
BRINQUEDOS EBRINCADEIRAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL......... 2.1
REGISTRO REFLEXIVO DA PESQUISA DE CAMPO....................... 2.2
CONSIDERAÇÃOES FINAIS
REFERÊNCIAS
ANEXO

INTRODUÇÃO



• Neste trabalho constará um pequeno resumo do texto que nos foi disponibilizado e também alguns de nossos pensamentos e reflexões.
• Para realização deste trabalho nos organizamos demaneira a nos encontrarmos e visitarmos a escola em um horário no qual todas componentes do grupo estivessem disponíveis. Não dividimos as tarefas, optamos por estar juntas em todos os momentos do trabalho para que todas pudessem estar por dentro do mesmo.
• Este trabalho está relacionado às disciplinas que estamos estudando, pois nele relatamos assuntos relacionados ao ENSINO DASARTES E MÚSICA, ENSINO DA NATUREZA E SOCIEDADE, ENSINO E ALFABETIZAÇÃO E ENSINO DA MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL.





































2. REFERENCIAL TEÓRICO




No item 2.1 faremos uma síntese do texto, expondo também nossas idéias.
No item 2.2 Iremos expor o nosso roteiro de pesquisa.


2.1 Brinquedos e Brincadeiras naEducação Infantil

• O ato de brincar por si só já e um modo de aprendizagem para as crianças, quando utilizado desde cedo na educação infantil torna-se um grande aliado. A criança tem como primeiro brinquedo o adulto, que e seu referencial de carinho de vida e é imitando o adulto que a criança começa seu aprendizado.
• Toda criança aprende a falar em casa usando a linguagem de suafamília como base, a linguagem se amplia quando a criança tem a oportunidade de viver em diferentes ambientes, com diferentes gêneros textuais. E è na escola ou creche que esse desenvolvimento acontece, onde a criança tem contato com outras crianças vivem outro contexto diferente do da sua casa.
• A aprendizagem da criança não pode ser entendida simplesmente como aprendizagem formal, pois alémde aprender o que lhe é ensinado na creche, na pré-escola e na escola, aprendem também a se relacionar afetivamente com outras pessoas que não são da família, aprendem a viver em comunidade, aprende a agir como parte integrante do grupo, desenvolvendo assim o aspecto afetivo do desenvolvimento que é tão importante quanto o cognitivo.
• As crianças apresentam ritmos diferentes dedesenvolvimento, ela desempenha um papel importante na formulação de seu próprio conhecimento, sendo agente de seu próprio aprendizado.
• Este processo se faz também coma ajuda do adulto que detém um papel muito importante no grupo, que é a transmissão do conhecimento cultural, conhecimento que sobrevive justamente por conta desta transmissão, na escola esta função se revela com a função pedagógicaque o professor tem.
• A linguagem não é, contudo a única forma de representação de que a criança dispõe em seus primeiros anos de vida. A criança antes da escrita, já representa graficamente a realidade através do desenho, dos rabiscos, nele está implícita uma ação, ou seja, existe uma história por traz deste desenho que ela realizou.
• Ele inclui por tanto a narrativa, mesmo quepara o adulto ele pareça algo estático, unidimensional no papel, para a criança ele é ativo, dinâmico, tridimensional e seqüencial.
• A atividade que se destaca na infância por sua importância e freqüência são os jogos e brincadeiras, brincar é uma atividade séria para as crianças, na medida em que elas mobilizam-se, criam possibilidades intelectuais e afetivas para sua realização....
tracking img