Pedagogia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3030 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]


















































































Sumário


INTRODUÇÃO



É um projeto de intervenção vivencial, onde vamos intervir na prática cotidiana da escola municipal José augusto Resende.
Com projeto eu e minha família buscamosvalorizar a cultura e os saberes das famílias dos alunos, bem como oportunizar a participação dos pais na rotina escolar de seus filhos a fim de aprofundar conhecimentos sobre: respeito, cultura, atitudes e valores.
Entende-se que se a escola cria espaço para a participação dos pais, favorecendo uma relação de confiança dos mesmos com a escola, haverá um reflexo no desenvolvimentofísico, intelectual e emocional de cada criança, desse modo a escola passa a cumprir seu papel de instituição transmissora, não só de saberes formais, mas de saberes informais repassados pela família na escola.
Neste projeto os alunos buscarão sua identidade, e aprenderão valorizar suas famílias, através de atividades lúdicas e prazerosas, que propiciarão reflexão e conhecimento de valores.Portanto, a parceria entre família e escola sempre será fundamental para o sucesso da educação de cada individuo.
A organização do grupo para a realização do trabalho...2


A instituição na qual foi realizada a pesquisa de campo é a escola municipal José augusto Resende, situada na avenida hum, numero 80, bairro duqueza ll. Os totais de criançasatendidas são de 556 alunos, a quantidades de docentes são de 17 sendo que 4 trabalham em dois turnos. A filosofia pedagógica é oferecer um ensino de qualidade a fim de promover um desenvolvimento global do educando, capaz de preparar os alunos para se tornarem cidadãos críticos conscientes e atuantes na sociedade. Nesta parte do trabalho, o grupo deverá, obrigatoriamente, descrever:
•Uma breve apresentação do que constará na produção explicando o que será apresentado em cada item.
• Apresentar como foi a organização interna do grupo para a realização do trabalho, explicando as tarefas de cada um dos integrantes na realização do trabalho.
• Apresentar um breve resumo da Instituição na qual foi realizada a pesquisa de campo constando o nome daInstituição, endereço, quantidade de crianças atendidas, quantidade de docentes e a missão (ou filosofia pedagógica) explicitada na Proposta Pedagógica da Instituição.
• A introdução deverá ter no mínimo 1 página e no máximo 2 páginas.


































1. PROBLEMA LEVANTADO NO CONTEXTO DA ESCOLA

Este trabalho consiste em fazesexploratórias onde o grupo conhecem e vivenciam a problemática da escola.
Diante dos relatos das supervisoras e observação, notou-se que, devido as condições sócio econômicas da comunidade atendida pela escola, existe uma deficiência na participação dos pais na vida escolar de seus filhos, pois, os mesmos cumprem uma carga horária extensa de trabalho. Tal fato influencia diretamente no processo deensino/aprendizagem dos alunos. Assim, a necessidade de implantar um projeto para trazer tal fato à reflexão.
A colocação do problema onde definimos a problemática é apresentarmos estratégias para a produção sobre aquilo que desejamos intervir.
As pessoas envolvidas na equipe pedagógicas é composta por 2 supervisoras que coordenam e orientam e acompanham o trabalho dos professores, bem como garantiro aprendizado dos alunos criando e adequando estratégias de ensino, 021 auxiliares de biblioteca, que organizam material , realizam empréstimos e oferecem suporte as professoras regentes,1 professora da sala de recursos multifuncionais que atende os alunos com necessidades educacionais especiais,2 professoras eventuais que oferecem suporte a escola de acordo com a demanda do cotidiano,2...
tracking img