pedagogia

Páginas: 6 (1438 palavras) Publicado: 30 de março de 2014
O curso de Pedagogia habilita o profissional para a educação infantil (pré-escolar), educação fundamental I (primeiro ao quinto ano), supervisão ou direção escolar e orientação educacional.
+ LEIA TAMBÉM
- Será que Pedagogia é para mim?
- Pedagogo também pode ser orientador profissional.
Para tal, apresenta conteúdos que possam sustentar tais práticas, como teorias pedagógicas, psicologia(educacional, desenvolvimento infantil), sociologia (papel da instituição escolar, dinâmica da sociedade e o papel da educação) e práticas educacionais voltadas para portadores de necessidades especiais.
Também estuda metodologia do ensino de disciplinas básicas (língua portuguesa, matemática, ciências naturais), estrutura e funcionamento do sistema educacional brasileiro, legislação educacional,entre outros temas.
Em cada universidade tais conteúdos recebem denominações disciplinares relativamente diferentes. Consulte sites de universidades como da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e da Universidade de São Paulo (USP), por exemplo, para ver suas grades curriculares.
Boa parte das universidades apresentam não apenas as disciplinas que compõem a formação, mas explicitam osconteúdos trabalhados em cada uma delas.Currículo na Educação Infantil Olá a todas e todos! Compartilho com vocês algumas reflexões sobre currículo e educação infantil, com o desejo de que possamos trocar idéias a respeito do trabalho com as crianças pequenas. Currículo e educação Infantil Em geral, currículo é entendido como a prescrição de uma grade curricular: que áreas do conhecimento serãotrabalhadas? Quais os conteúdos de cada área? Em que ano ou série? Essa é uma concepção tecnicista de currículo. Por trás há a idéia de que em cada etapa da escolarização é preciso aprender determinados conteúdos, que são pré-requisitos para aprender outros conteúdos em uma sequência linear. Concepção, ainda muito marcante no modo de organizar as experiências vividas nas instituições escolares e que veminfluenciando também as práticas oferecidas às crianças pequenas na educação infantil. Currículo é o modo de organizar as práticas educativas, refere-se aos espaços, a rotina, aos materiais que disponibilizamos para as crianças, as experiências com as linguagens verbais e não verbais que lhes serão proporcionadas, o modo como vamos recebê-la, nos despedir delas, trocá-las, alimentá-las durante seuPeríodo na instituição. O modo como oferecemos todas essas práticas tem por trás um conjunto de concepções e idéias sobre a finalidade da educação, a maneira como os sujeitos aprendem, o que se deseja que eles aprendam, que tipo de homem queremos formar e para qual tipo de sociedade. Por isso, trata-se de uma prática complexa, com diversas perspectivas e pontos de vista. Ele é vividopermanentemente pelos sujeitos em seu processo de educação, através das condições e contextos concretos. Por serem sujeitos, as crianças atribuem sentido ao que nós a oferecemos: se manifestam o tempo todo: seja se submetendo, se envolvendo, resistindo, aceitando as propostas, recusando. Nesse sentido, devemos apurar o nosso olhar: como as crianças tem recebido nossas propostas? Como tem se manifestado? Asvezes, por exemplo, preparamos uma propostas que achamos que vai ser empolgante, interessante e as crianças não se manifestam como gostaríamos, o que gera em nós uma frustração, ou o contrário, um experiência que parece pequena, pode gerar um grande interesse. Tomaz Tadeu da Silva, uma das referencias nas reflexões sobre currículo afirma: - [...] Qual nossa aposta, qual é o nosso lado, nessejogo? O que vamos produzir no currículo entendido como prática cultural? Os significados e sentidos , as representações que os grupos dominantes fazem de si e dos outros, as identidades hegemônicas? Vamos fazer do currículo um campo fechado, impermeável à produção de significados e de identidades alternativas? Será nosso papel o de conter a produtividade das práticas de significação que formam...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Pedagogia
  • Pedagogia
  • Pedagogia
  • Pedagogia
  • Pedagogia
  • Pedagogia
  • Pedagogia
  • Pedagogia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!