pedagogia

4808 palavras 20 páginas
1.0- INTRODUÇÃO:
Um projeto educativo deve ter início, meio e fim. Na fase inicial é onde deve ocorrer a elaboração do projeto, no meio é que se dá o desenvolvimento do o projeto e por fim, o resultado da aplicação do projeto, onde verifica-se se os objetivos foram alcançados.
No presente trabalho nos foi proposto estudar e conhecer os vário passos que envolvem a elaboração de um projeto,conhecer a matriz curricular de uma determinada instituição de ensino, conhecer e desenvolver um projeto transdisciplinar.
A transdisciplinaridade visa a unidade do conhecimento, procurando estimular uma nova compreensão da realidade articulando elementos que passam entre, além e através das disciplinas, numa busca da compreensão da complexidade.

2.0- QUAIS AS ETAPAS QUE ENVOLVEM UM PROJETO?
Um projeto deve ser desenvolvido em “fases”ou “etapas”. DEWEY dizia que as fases não devem ser rígidas e devem depender do desenrolar dos trabalhos. Mas, como todo trabalho pedagógico, o projeto deve ser planejado e deve ser estruturado. Antes estudar sobre as fases de um projeto vamos analisar algumas características que servem como referências ao educador na aplicação da pedagogia de projetos no processo de ensino-aprendizagem:
Um projeto é uma atividade orientada por um objetivo que dará sentido às várias atividades que serão desenvolvidas pelo grupo. Para isso os grupos envolvidos traçam planos, refletem individual e coletivamente na produção de algo que terá características diversas como um somatório das características do grupo; o planejamento deve ser flexível, de modo que o tempo e as condições para desenvolver o projeto sejam sempre reavaliados em função dos objetivos inicialmente propostos, dos recursos à disposição do grupo e das circunstâncias que envolvem o Projeto; Cada grupo é único, portanto seu trabalho não deve ser comparado com outros ou replicado. O problema que será investigado surge da necessidade do grupo e está

Relacionados