Pedagogia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (304 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Observo que o professor A tem uma forma bem tradicional de ensinar. Essa forma ainda é muito utilizada por vários professores nos dias de hoje. Acredito que essa forma de ensinar não dá apossibilidade ao aluno de mostrar os seus conhecimentos prévios. Esse professor não trabalha a partir desses conhecimentos, mas somente daquilo que ele julga ser importante. Apesar de dominar oconteúdo ele não consegue contextualizar o assunto levando os alunos a refletir sobre aplicação desse conteúdo no seu dia a dia. Dessa forma o aprendizado se torna incompleto e insuficiente.Essa forma tradicional de ensinar não dá a importância se aluno realmente aprendeu ou não, dando valor se o Conteúdo foi passado inteiramente. Isso faz com que o aluno apenas “decore” oconteúdo. O aluno apenas acumula informações naquele momento e não aprende realmente. Daí vai acumulando dificuldades, pois muitas vezes um conteúdo está interligado a outro.
Já o professor B possuiuma qualidade essencial para que o processo de ensino aprendizagem aconteça: consegue articular a teoria e a prática. O aluno só consegue realmente aprender quando essa articulação acontece.Outro ponto positivo dessa forma de ensinar é a troca de experiências que acontece entre os alunos. Isso faz com que o aluno aprenda através do seu colega de classe. Essa é a aprendizagemacontecendo de forma colaborativa. O aluno que tem maior facilidade auxilia aquele que possui alguma dificuldade de aprender.
Observando o Estudo de Caso posso dizer que as avaliações nestas turmastambém são diferentes. No professor A, ela acontece de forma classificatória, somente para definir uma nota/conceito para cumprimento de burocracias. No professor B, esta avaliação faz parte detodo o processo de ensino, diagnosticando aquilo que o aluno já possui de conhecimento, realizando uma avaliação formativa que realmente acompanha todas as dificuldades de cada aluno.
tracking img