Pedagogia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1433 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]






















































































SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO 4

4 CONCLUSÃO 7

REFERÊNCIAS 8



INTRODUÇÃO

Este trabalho visa integrar os conteúdos ofertados nas disciplinas do 1 semestre do curso de Pedagogia, como Processo Educativo no Contexto Histórico;Psicologia da Educação I;Teoria Geral doConhecimento;Sociologia da Educação, no intuito de promover o dialogo entre as diversas áreas nos capacitando criticamente no campo educacional como futuros profissionais.
O trabalho foi desenvolvido a partir de uma entrevista com roteiro pré- elaborado, sendo realizados com dois professores de diferentes idades, os mesmos não quiseram expor seus nomes nem mencionar a escola onde laboraram.Foram realizadas separadas, após feito a elaboração do texto a seguir,muito enriquecedora para nós acadêmicos.


DESENVOLVIMENTO

A educação sempre mereceu atenção por parte dos pensadores e filósofos, podemos citar vários exemplos Hegel 1834, relata que “não há sociedade que se sustente sem a educação, pois ela é expressão da razão que busca estabelecer a liberdade eimplanta-la enquanto pratica corrente”.
Segundo o professor José Carlos Libâneo a educação escolar é um sistema de instrução e ensino de objetivos intencionais, sistematizados e com alto grau de organização. A educação é de vital  importância para uma maior democratização do conhecimento argumenta que as práticas educativas é que verdadeiramente podem determinar as ações da escola e seucomprometimento social com a transformação social.
Partindo de tais pressupostos foi realizadas entrevistas com professores de diferentes faixas etários um com meio século de vida e já aposentado dos trabalhos educacionais relata as transformações ocorridas na realização dos trabalhos expõe que anteriormente os mesmos planejavam juntos todos os professores de uma determinadadisciplina, usavam muito o lúdico, musicas, pois a escola preparava para a vida com o método tradicional, ou seja, da gramática com ênfase nos exercícios repetitivos e de recapitulação, ouvindo e memorizando, na época não tinham recursos tecnológicos como existem hoje. Em controvérsia outro de apenas três décadas relata que o tempo e curto para planejamentos longos e demorados com os recursos tecnológicosa vida ficou muito mais fácil, e a sala de aula menos entediante, podendo usar desde vídeo aulas até a exibição de filmes, vamos para a biblioteca e os alunos podem pesquisar nos livros.
Entende-se que os métodos de ensino e de aprendizagem são expressões educacionais e, ao mesmo tempo, uma resposta pedagógica às necessidades de apropriação sistematizada do conhecimento científico emum dado momento histórico representando um processo dialético de produção.
No primeiro caso o método usado era o tradicional, pautados em ideias e em tendência contemplativa, executávamos a matéria que estava no livro didático, com muita seriedade volto a dizer em cada momento da historia se faz necessário mudar dada a necessidade de uma escola voltada para uma nova realidade adaptadaao inicio da sociedade moderna.
Já o segundo diz que o seu método se aproxima mais do histórico critico, pois a preocupação com uma escola que atendesse aos interesses de classes cedeu lugar a proposta de uma escola que atendesse os interesses dos indivíduos, questionando a educação do ponto de vista social, político, econômico e pedagógico, nos preocupamos mais com as diferençasindividuais e sociais dos alunos e costumamos fazer trabalho em grupo ou estudo dirigido e tentamos induzir mais diálogo.
Para DEWEY, 1953, raciocinar é algo natural, mas cabe à escola transformar este raciocínio em um exame crítico no qual o espírito do aluno se interesse pelos problemas e se empenhe em buscar formas para solucioná-los de maneira útil.
O professor é o...
tracking img