Pedagogia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2733 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADE UNIÃO ARARUAMA DE ENSINO
CURSO DE PEDAGOGIA

Alzira Almeida Batista das Neves
Bianca Cunha Oliveira
Claudia Luce Magno de Almeida Dativo
Rosemary Moraes Vieira

CONCEPÇÕES E TENDENCIAS ATUAIS EM PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO

ARARUAMA, RJ 2012
Alzira Almeida Batista das Neves
Bianca Cunha Oliveira
Claudia Luce Magno de Almeida Dativo
Rosemary Moraes Vieira

CONCEPÇÕES ETENDENCIAS ATUAIS EM PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO

Trabalho apresentado como A2, na disciplina de psicologia da educação; à professora Andréia Vidal Furtado.

ARARUAMA, RJ 2012

Concepções e tendências atuais em psicologia da educação

 Existência da psicologia da educação e sua origem
A pedagogia da educação tem sua origem na crença racional e na convicção profunda de que e o ensino pode melhorarsensivelmente com a utilização adequada dos conhecimentos psicológicos.
Tal convicção tem suas raízes nos  grandes sistemas de pensamentos e nas teorias  filosóficas  anteriores ao surgimento da psicologia científica. Foi motivo de muitas interpretações. De fato por trás do acordo de que o ensino pode  melhorar sensivelmente, se forem aplicados, em que aspecto ou aspectos da educação devem serusados de maneira muito particular, o que significa exatamente aplicar de maneira correta a educação os princípios da pedagogia.
Situa-se o surgimento da psicologia da educação por volta de 1903, quando foi lançado o livro de THOMDIKE, o qual  nomeou, pela primeira vez esta área de estudo e lhe deu corpo doutrinário. N a edição de 1913 e 1914, THOMDIKE,  concluiu que todo conhecimento da psicologiaque tivesse a possibilidade de ser quantificado podia ser aplicado à educação. (GOULART 200)
THOMDIKE em 1906 dizia que a eficiência de qualquer profissão depende amplamente do grau em que se torne científica.
A profissão do ensino melhorará  a  medida que o trabalho de seus membros seja presidido por  espírito e métodos científicos.
No discurso de muitos  percussores  da psicologia da  educação-WILIAM JAMES, STANLEY HALL, ALFRED BINET ETC. Este era o resultado de convergência de dois âmbitos  de  discursos  e dois tipos de problemática: O estudo do desenvolvimento  da aprendizagem e das diferenças individuais:  E o discurso do reformismo  social, e a preocupação com o bem estar humano, do âmbito da política, da economia e da filosofia.

Psicologia da educação como engenhariapsicológica aplicada

Esta visão da psicologia como engenharia aplicada à educação é preponderante durante a primeira metade do século xx. Até finais de 1950, em com base em uma fé “nova psicologia científica” da educação (coll2004).
Tal  protagonizo, porém, começa a atenuar a partir dos anos 1960. Explicado por várias razões, como o seu próprio êxito e  expansão incontrolada, que leva a questionar avisão da psicologia da educação como engenharia psicológica aplicada. Isso é como disciplina encarregada de transferir os conhecimentos psicológicos á educação e ao ensino, a fim de proporciona-lhe fundamentação e caráter científico. Para COLL (2004) terá enormes   repercuções para o desenvolvimento posterior da psicologia da educação. Por outro lado, obriga-se a questionar seus pressupostos básicos,seus princípios fundamentais, forma d abordagem, seu alcance e limitação.
Para GOULART (200) a psicologia da educação trata-se de uma ciência aplicada à educação cujo objetivo é numa relação permeável com as demais ciências pedagógicas. Oferecer subsídios  para que o ato educativo alcance, plenamente, seu objetivo.
A psicologia da educação  compreende a utilização de conclusões obtidas emdiversas  áreas   das ciências psicológicas sobre assuntos que interessam especificamente  a educação  e a investigação de problemas relacionados às pessoas sob ação educativa.  A utilidade da psicologia educacional depende do grau em que da conta de explicar problemas enfrentados  pelos professores na sala de aula, problemas esse, no entanto, que somente podem ser compreendidos  como resultantes de...
tracking img