Pedagogia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (881 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Resumo do livro Geografia da Fome de Josué de Castro,
capítulos III e IV
Neste livro, o autor faz uma profunda análise sobre a fome no Brasil, sob as mais diversas facetas. E, nos capítulosterceiro e quarto, ele se atém à nossa região Nordeste, dividida entre a área açucareira e o sertão.
Quanto à primeira parte, uma faixa de terra litorânea com média de 80 km de largura, ele credita a fomeendêmica notada na região ao plantio da monocultura da cana-de-açúcar. Apesar de a localidade ser bastante favorável, tanto com relação a osolo como ao clima, ao desenvolvimento de uma infinidade deprodutos alimentares.
Durante a colonização, tendo o português nota do ser o solo da região bastante propício ao lucrável plantio da cana, ele não hesitou em dedicar-se de corpo e alma a talempreitada, como já havia feito anteriormente nas ilhas de Madeira e Cabo Verde.Acontece que essa é uma prática altamente deletéria, que compromete e corrompe os recursos naturais, como a fauna e a flora, osolo e as bacias hidrográficas da localidade.Em um processo de autofagia, a cultura açucareira demanda mais e mais terras, que de outra forma seriam destinadas ao cultivo de alimentos.
No sentidonutricional o Índio, o Negro e até o Holandês contribuíram, cada qualao seu modo, com costumes e práticas alimentares que serviram como amenizantescontra as restrições alimentares, tanto calóricas quantovitamínicas, impostas pelaingestão reiterada de feijão, carne e farinha dos habitantes da região. Algumas dessasrestrições também tinham cunho cultural, visto que os donos das usinas, a fim deevitaremque os seus escassos pomares fossem aproveitados por terceiros,implantaram no imaginário popular ideias comoa de que comer manga e beber leitefaz mal à saúde.
No decorrer do capítulo, o autor faz cairpor terra muitos conceitos do senso-comum que são erroneamente aceitos pela quase totalidade da população, como oscabras das bagaceiras dos engenhos, que tem aparência e tendências violentas,...
tracking img