Pedagogia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (853 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
A educação do nosso tempo.

Foi muito lido na década de 60 no Brasil, onde introduziu o conceito de educação permanente e de andragogia (pedagogia da educação de adultos).
Furter é adepto dopensamento utópico de Ernest Bloch. Mas não é um pensamento místico ou mero devaneio poético, pois baseia-se na reflexão e no estudo. Sem utopia, sem projeto, não há pedagogia, não há sentido. Através dareflexão sobre o presente e o passado do homem pode reinventar o futuro. O “princípio da esperança” é a escola de uma existência vivida em função do futuro. É o princípio instituinte do futuro humano.Para o educador, a utopia é uma forma de ação e não uma mera interpretação da realidade.
Autor de grandes obras.
Principais obras: Educação e reflexão, Educação e vida, Dialética da esperança.Educação de adultos e a educação contínua.

Educação dos adultos: Se torna necessário admitir uma concepção bastante nova de maturidade.
Se a educação do adulto tem sentido, é porque o adultocontinua aprendendo. Não é mais possível, pois, dividir, a vida humana em duas partes distintas: o tempo da aprendizagem e o tempo da maturidade, onde se goza do aprendizado. Assim a própria noção dematuridade torna-se indefinida, chegando mesmo a desaparecer, segundo certos autores, dando lugar à noção de maturação contínua. O adulto também pode ser aperfeiçoável, perfectível, mesmo dentro dos seuslimites e da limitação que a capitalização das suas experiências impõe, então é o futuro do adulto que muda profundamente. Para o homem de hoje, a cada idade, abrem-se novas experiências,perspectivas novas e decisivas possibilidades de se realizar e de se aperfeiçoar. As recentes pesquisas, nesta nova ciência que é a gerontologia, demonstram largamente que o “oslerismo” é um mero mito e queestamos longe de haver esgotado as possibilidades de readaptação e de criação do homem, mesmo quando está velho.

A ideologia da imortalidade.

O homem nasce imaturo, o que é, aliás, a concepção...
tracking img