Pedagogia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (874 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
1ª Frequência de Basquetebol
1º Semestre
2008/2009

1- Indique as principais características do jogo dos principiantes, destacando as primeiras dificuldades que é preciso ultrapassar.

R: Ojogo dos principiantes é essencialmente associado ao termo “jogo anárquico”. Tal associação acontece devido ao facto de não haver uma organização como numa fase mais avançada, e onde os praticantesprocuram apenas jogar “cada um por si”. Esta ânsia do primeiro contacto com o jogo é normal, e o mais comum é mesmo estarem 10 jogadores muito perto da bola, tentando tê-la para si. Assim sendo, asprimeiras dificuldades que podemos identificar são a ocupação espacial, pois o jogo está concentrado na zona onde está a bola (centro de jogo), o excesso de “agressividade” para conquistar a posse debola (o que dificulta a aprendizagem), e podemos ainda considerar como primeira dificuldade, o facto de haver uma grande precipitação na decisão, pois dada a “agressividade” dos defensores, os atacantesna presença de tal atitude querem soltar a bola o mais rápido possível.

2- Diga qual é a diferença entre uma violação e uma falta. Dê dois exemplos de cada uma e a respectiva penalização.

R:Uma violação é uma infracção às regras, enquanto que uma falta é uma infracção que envolve contacto pessoal com o adversário e/ou comportamento anti-desportivo. Como exemplos de violações temos aviolação em que o jogador com bola ultrapassa os limites do campo (basta pisar a linha), sendo a penalização, a posse de bola cedida à equipa adversária, e temos ainda a violação da regra dos apoios, emque o jogador não pode realizar mais do que 2 apoios com a bola na mão (sem estar a driblar), em que a penalização é igual à violação referida anteriormente. A posse de bola ao ser cedida aoadversário, deve ser marcada numa área próxima do local da infracção, seja nas faltas ou nas violações. Como exemplos de faltas, temos as faltas pessoais (falta normal, em que há contacto) e as faltas...
tracking img