Pedagogia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1779 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1) Tema do trabalho:
DAS NARRATIVAS ORAIS À PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO CRÍTICO.
O tema do trabalho é muito importante, pois a partir dele você deverá fazer um recorte dos elementos que comporão o seu texto.
2) A seguir, apresentaremos diversos questionamentos. Todos eles servirão para a produção final de seu texto. Assim, procure desenvolvê-los da maneira mais completa possível. Consulte oslinks apresentados no decorrer do roteiro e, se necessário, outras fontes.
ATENÇÃO: Cada questão deve ser respondida separadamente. Por mais simples que seja a indagação, não responda, em hipótese alguma, duas questões em uma.
3. Questões para serem respondidas:
3.1 Podemos dizer que o guia, ao contar as histórias, tem consigo a memória coletiva dos fatos que ele aprendeu com as pessoas com asquais convive? O que seria memória coletiva? Qual a base da memória coletiva?
Ao responder à questão, observe se todas as indagações feitas foram discutidas em sua resposta.
3.2) Em que sentido as crenças populares estão relacionadas às narrativas orais? Como as narrativas orais são transmitidas? Como as crenças surgem em uma determinada sociedade?
3.3) De que maneira as crenças populares ganhamvida e se materializam na sociedade? Como surgir a história do lobisomem e de outros entes folclóricos?
3.4) O lobisomem, primeiramente, foi um fato “inventado” e “narrado” por alguém (neste momento devemos pensar na narrativa oral); posteriormente, ganhou vida e, aos poucos, se materializou. A história que era simples foi criando mais corpo, ou seja, diversos elementos foram acrescentados à“lenda”. Hoje, estuda-se o lobisomem como pertencente ao “folclore”. Podemos dizer que o folclore é quase uma Ciência. Explique como devemos entender esse processo, ou seja, como chegamos da oralidade à complexidade do mito na escrita.
3.5) Podemos dizer que “os narradores orais” ainda estão presentes em nossa sociedade?
3.6) O conhecimento sistemático está em oposição às narrativas orais, pois o narradororal não comprova absolutamente nada do que diz, pois a sociedade que escuta e acredita nas narrativas orais não exige comprovação dos fatos narrados. A característica da “crença” é justamente não ter necessidade de comprovação material. Explique por que o conhecimento que adquirimos a partir das teorias aprendidas estão em oposição às narrativas orais.
3.7) As pessoas que foram educadas natradição da oralidade, ao entrarem em contato com o conhecimento sistemático, continuam a ver o mundo da mesma maneira?
3.8) O guia em um determinado momento diz:” Muito bom, Senhô! No passeio de hoje aprendi bastante e poderei explicar para outros turistas!”. A aprendizagem à qual se refere o guia terá quais consequências se for aplicada nas explicações aos turistas e se for levada para a comunidadeà qual pertence o guia?
3.9 Questão conclusiva: Em se tratando de você, enquanto futuro profissional, mostre , a partir dos diversos elementos apresentados, como trabalhará em sala de aula o conhecimento sistemático e a Ciência de maneira a respeitar a cultura das diversas narrativas que se transformaram em crenças e superstições. Antes de responder à questão, leia ao texto:
Por: SUSIE BARRETODA SILVA

Conceituar cultura não é uma tarefa fácil, cada individuo apresenta uma forma de definição da cultura, Arias (2002, p. 103) descreve o conceito de cultura como:
"… una construcción específicamente humana que se expresa a través de todos esos universos simbólicos y de sentido socialmente compartidos, que le ha permitido a una sociedad llegar a “ser” todo lo que se ha construido comopueblo y sobre el que se construye un referente discursivo de pertenencia y de diferencia: la identidad"
O entendimento do significado de cultura subsidiará a compreensão das raízes culturais. Quando nos referimos às raízes culturais estamos nos referindo à sua origem, principio, ou seja, a forma como foi construída a cultura de um povo, o que determina que alguns elementos ou algumas...
tracking img