Pedagogia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2015 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADE INTERNACIONAL DE CURITIBA



CURSO PEDAGOGIA
Licenciatura para os anos iniciais do Ensino Fundamental

MARIA DE FÁTIMA SANTOS NUNES RU=
MARILI SARAIVA DE OLIVEIRA COSTA RU=



DISCIPLINAS CURSADAS: Prática de Escrita para o Letramento no Ensino Superior, Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa e Metodologia da AlfabetizaçãoTanque Novo-BA
2011

FACULDADE INTERNACIONAL DE CURITIBA

RELATÓRIO

Tanque Novo-BA
2011
SUMÁRIO


1 - INTRODUÇAO
2- DESENVOLVIMENTO.
3-APRESENTAÇÕES DOS DADOS COLETADOS
4- CONSIDERAÇÕES FINAIS
5-CONSIDERAÕES FINAIS
6- REFERÊNCIAS1-INTRODUÇÃO

Para compreender o processo histórico e suas transformações de ensino e aprendizagem. A educação assumiu funções diferenciadas nas suas metodologias teóricas e pedagógicas. Neste relatório aborda alguns conceitos lingüísticos; algumas características específicas da mobilidade oral, escrita; os gêneros textuais na perspectiva de como se definem e de como funcionam no interior daspraticas sociais; o resumo e a resenha, dois gêneros que tem grande circulação no meio acadêmico; processo de produção dos dois gêneros textuais ligados à atividade acadêmica como: o relatório e o artigo científico e a não preocupação de estabelecer uma taxionomia de problemas textuais a serem sanados no momento da reescrita; as práticas pedagógicas de modo que possibilite a alfabetização de criançase adultos como exercício de cidadania; aquisição e o aprendizado de língua materna, mudanças na educação forma de ensinar língua portuguesa. No processo de textualização e práticas de letramento é entender escrever os mecanismos textuais e discursivos que permitirão que os professores e alfabetizadores nas práticas de leitura e produção da escrita das diversas instituições, levando em conta seucontexto de atuação e a formação de uma identidade profissional, o processo de linguagem escrita e oral respeitando as diferenças, as mudanças, os preconceitos e a descriminação na evolução da linguagem para compreender o papel da prática de formação na discussão que se processa como base de estudo de linguagem e as metodologia no intuito de conhecer as suas complexidades no aspecto sócio- culturalhistórico e econômico. Apesar de que existe um pensamento amplamente difundido que considera que a língua oral se adquire de forma 'natural' e que a língua escrita se aprende de forma 'artificial', deve-se levar em consideração que com isso se pode chegar a uma extrapolação que estabeleça uma dicotomia total entre o que corresponde à biologia e o que corresponde à cultura.
Vivemos numa época deavanços na conceituação da linguagem, porém o ensino-aprendisagem também passa por essas transformações. Onde conceitua o processo de compreender a constituição da linguagem em seu processo de desenvolvimento de aprendizagem e consciência critica, geradora de atitudes e de habilidades lingüísticas necessárias para a inserção produtiva em atividades letradas.
Assim é viável conhecer o conceitode linguagem valorizando seus aspectos culturais, e sociais. O domínio da língua,seja ela na norma culta ou coloquial é fundamental para a participação social efetiva, pois é por meio dela que o homem se comunica, tem acesso à informação, expressa e defende pontos de vista, partilha ou constrói visões de mundo, produz conhecimento. Por isso, ao ensiná-la, a escola tem a responsabilidade de garantira todos os seus alunos o acesso aos saberes lingüísticos, necessários para o exercício da cidadania, direito inalienável de todos. 

.

2- DESENVOLVIMENTO

CONCEITUALIZAÇÃO
Dá – se o conceito de linguagem a qualquer e todo sistema de signos que serve de meio de comunicação de idéias ou sentimentos através de signos convencionais sonoros, gráficos gestuais que possam se comunicar....
tracking img