Pedagogia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 38 (9395 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
CENTRO UNIVERSITÁRIO METODISTA IZABELA HENDRIX
CURSO DE PEDAGOGIA






ESTÁGIO SUPERVISIONADO








Bárbara Aparecida Lopes Sapore













Belo Horizonte
2010
















Bárbara Aparecida Lopes Sapore





ESTÁGIO SUPERVISIONADO


Registros realizados referentes ao EstágioSupervisionado, 4º período de Pedagogia, habilitação em Ensino Fundamental – Anos Iniciais














Belo Horizonte
2010












Sumário





Introdução....................................................................................,.4

Caracterização da Unidade Escolar............................................,.5

Identificaçãodo campo de estágio: exercício de observação.......8

Gestão da Unidade.......................................................................13

Relatório de Estágio: Observação................................................17

Relatório de Estágio: Semi-Regência...........................................25Conclusão.....................................................................................30

Bibliografia....................................................................................33

Anexos (os anexos serão apresentados apenas no relatório final)



















INTRODUÇÃO


O ensino fundamental anos iniciais corresponde aos primeiros cinco anos (que abrange do 1° ao 5° ano do ensino fundamental) é desenvolvido, usualmente,em classes com um único professor regente, tendo como proposta uma educação que contemple o desenvolvimento cognitivo, físico, afetivo, social, ético e estético, pressupondo uma formação ampla do indivíduo.
Faz parte dessa etapa, a construção de valores e atitudes que norteiam as relações interpessoais e intermedeiam o contato do aluno com o objeto de conhecimento. É imprescindível, nesseprocesso que valoriza o aprender contínuo e a troca constante entre aluno-aluno e aluno-professor, uma postura de trabalho que considera a cooperação, o respeito mútuo, a tomada de consciência, a persistência, o empenho e a prontidão para superar desafios.

“Aprender, portanto, não significa recitar um número cada vez maior de conceituações formais, mas elaborar modelos,articular conceitos de vários ramos da ciência, de modo a cada conhecimento apropriado pelo sujeito ampliar-lhe a rede de informações e lhe possibilitar tanto a atribuição de significados como o uso dos conceitos como instrumentos de pensamento. Enfim, a aprendizagem promove uma transformação cognitiva no indivíduo que envolve reflexão, análise e síntese, ou seja, o aprendizado adequadamenteorganizado resulta em desenvolvimento mental e põe em movimento vários processos de desenvolvimento que, de outra forma, seriam impossíveis de acontecer[1]"



O estágio supervisionado na formação dos professores é um momento na formação em que o graduando pode vivenciar experiências, conhecendo melhor sua área de atuação.

O estágio é importante na formação dos professores, pois é através dele que oestudante conhece aspectos indispensáveis para a formação da construção da identidade docente e dos saberes do dia-a-dia. E a proposta deste estágio é mostrar para os futuros educadores a importância de se observar e praticar, a profissão escolhida para obtermos uma melhor formação e assim conseguirmos a nossa realização profissional.

Este relatório de estágio irá apresentar a importância deconhecer a realidade do ensino fundamental anos iniciais, pois é uma fase da educação que prepara o aluno, para uma infinidade de conhecimentos que serão utilizados por toda a vida. O estágio supervisionado traz relatórios interessantes sobre a aplicação e concretização dos conhecimentos teóricos obtidos durante as aulas, sendo de um grande valor, pois nos traz o conhecimento da prática...
tracking img