Pedagogia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1566 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Abordagens Sócio - Cultural

Características gerais:

Uma das obras que aborda os aspectos sócio-políticos-culturais, que tem um enorme significado no Brasil é a de Paulo Freire, que se preocupa com a cultura popular. Essa preocupação com a cultura popular surge depois da II guerra mundial, e é ligada ao problema da democratização da cultura. Nos países de terceiro mundo são voltadas paraclasses econômicas inferiores e uma de suas tarefas tem sido a alfabetização de adultos. O Movimento da cultura popular no Brasil, até 1964, contribuiu para a elaboração de uma verdadeira cultura, tendo uma motivação de cunho vivencial, trata-se de um trabalho que visava a real participação do povo como sujeito de um processo cultural. Paulo Freire supõem que os educadores ou alguns deles,estudantes de literatura possam ter tido informações à seu respeito , na literatura disponível ou nos cursos de professores que influenciaram suas concepções de homem, mundo , cultura, educação como sua ação educativa . Em temas de posicionamento sua obra consiste em uma síntese pessoal de tendências como: o Neotomismo (é a tentativa de fazer renascer o tomismo da idade – média) Tomismo é a filosofiaescolástica, ou seja, método de pensamento crítico ou doutrina de São Tomás do Aquino(1225-1274) ,O Humanismo, A Fenomenologia ( Estudo da consciência e dos objetos da consciência) , o Existencialismo (Existencialismo é um conjunto de doutrinas filosóficas que tiveram como tema central a análise do homem em sua relação com o mundo).

Homem Mundo:

Essa teoria considera o homem interacionista comênfase no individuo como criador do conhecimento. Para Freire, o Homem é o sujeito da educação há uma tendência interacionista, já que a interação homem- mundo, sujeito-objeto é imprescindível para que o ser humano se desenvolva e se torne sujeito de sua Práxis ( Atividade humana em sociedade e na natureza).Segundo esta abordagem não existe homens situados no tempo, situados em um contexto histórico( Sócio- Econômico -Políticos-Cultural) Para a Educação ser válida leva-se em conta vocação de ser sujeito e as condições nas quais ele vive. O Homem chega a ser sujeito através de sua reflexão sobre o ambiente concreto quanto mais ele reflete sobre a sua situação mais se torna progressiva, gradualmente consciente ele tenta intervir e mudar a realidade. Sendo o Individuo sujeito de sua própriaeducação cabe a ele assumir cada vez mais esse papel de sujeito escolhendo decidindo libertando-se enfim. Para Freire o homem é um ser que tem sua atividade humana na sociedade e na natureza, como ação e reflexão sobre o mundo, com a finalidade de transforma-lo.

Sociedade e Cultura:
O Homem cria sua cultura segundo sua experiência de vida. Segundo Freire cultura é entendido como “todo oresultado da atividade humana, do esforço criador e recriador do homem, de seu trabalho por transformar e estabelecer relações dialogais com outros homens” (Freire, 1974, A, P. 41) Desta forma cultura é a experiência ou critica ou criadora e não apenas armazenamento de informações. Então a resposta dada pelo homem a outro homem, a natureza e decada vez mais o sujeito ser sujeito de suas ações com a natureza e em sociedade responde desafios de todo um contexto, e é a onde consiste á história que também consiste nas épocas e só é superada quando seus temas e tarefas são realizados , e não são mais necessários as novas necessidades que surgem . A Participação do homem como sujeito na sociedade se faz na medida que sua conscientizaçãoimplica na desmitificação ( Romper com o mito, desligar da ideologia, tirar do senso comum). O opressor mitifica e o oprimido capta de maneira mítica e não critica. Ai o trabalho de humanização tem que ser um trabalho de desmitificação conscientizando a ter uma consciência critica de uma realidade que se descobre progressivamente. Quando os temas são escondidos pelas situações limites os homens não...
tracking img