Pedagogia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2263 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]




SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
PEDAGOGIA





























PORTIFÓLIO INDIVIDUAL


A Função da Escola e o Papel do Professor




































Brasília
2012




leticia serra barbosaPORTIFÓLIO INDIVIDUAL


A Função da Escola e o Papel do Professor




















Trabalho apresentado ao Curso de Pedagogia da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas de Sociologia da Educação, Psicologia da Educação, Processo Educativo no Contexto Histórico e Teoria Geral doConhecimento.
Profs. Bernadete Strang, Carlos Eduardo de Souza Gonçalves, Marcia Bastos e Okçana Batini.
Tutora eletrônica: Claudia Veque Irias
Tutor(a) de sala: Cleusa Pereira










Brasília
2012



1 INTRODUÇÃO



Temos como objetivo dessetrabalho falar um pouco sobre alguns temas bem importantes para o ínicio da carreira na Pedagogia.
Os pontos principais desse trabalho e na verdade falar sobre qual a função da escola e o papel do professor dentro de sala de aula. Temas que realmente devem ser abordados no inicio desse curso maravilhoso que estou cursando hoje.
Através de pesquisasestarei também esclarecendo no decorrer do trabalho o método tradicional e o método histórico no que se refere a formar de ensinar.
Pontos positivos e ponto negativos, na educação de antigamente e na educação que temos hoje em dia.
Durante a leitura desse portifólio vamos analisar o porque que ocorreu essa transformação em nossa educaçao, sabendo se realmente essastransformaçoes só tiveram os lados positivos, ou se também podiamos ter mantido alguns modos de antigamente para a educação de hoje em dia.
Um trabalho bem interessante e produtivo, para quem realmente gosta dessa area de Educação.




















































1. FUNÇÃO DA ESCOLA E O PAPEL DO PROFESSORA função da escola e formar cidadãos, dar ao alunos os ensinamentos de que eles necessitam para viver e trabalhar neste mundo de evolução, bem como orientá-los para a vida. Isso só acontece, se a escola definir como meta, o trabalho crítico com os conteúdos a ser estudados pelos educandos. Através de um trabalho crítico e da busca pelo exercício da cidadania, a escola deve mostrar àsnovas gerações a importância de cada indivíduo e seu papel na sociedade, enquanto cidadãos conscientes de seus direitos e deveres. É preciso que a escola compreenda que também é seu papel, dar ao aluno condições para se inserir no meio social. É preciso atentar para a evolução do mundo e orientar o estudante para a vida.


O professor, por sua vez, deve considerar no exercício de suafunção o aluno como sujeito de múltiplas relações, que por estar em processo de formação, deve ser considerado em sua totalidade. Assim, deve assegurar ao educando uma formação crítica, capaz de levá-lo a refletir sobre temáticas cotidianas e interferir positivamente em seu meio e, sobretudo, em sua vida para transformação.


O professor, por sua vez, deve considerar no exercício de sua funçãoo aluno como sujeito de múltiplas relações, que por estar em processo de formação, deve ser considerado em sua totalidade. Assim, deve assegurar ao educando uma formação crítica, capaz de levá-lo a refletir sobre temáticas cotidianas e interferir positivamente em seu meio e, sobretudo, em sua vida para transformá-la.


As informações nos chegam, hoje, rapidamente e o que antes...
tracking img