Pedagogia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1145 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
PSICOLOGIA E A PRÁTICA EDUCACIONAL

Para entendermos a importância e as contribuições da psicologia para a educação, devemos entender o significado de Psicologia.
A psicologia é a ciência que estuda o comportamento humano e seus processos mentais, ou seja, ela estuda o que motiva o comportamento humano como o que o sustenta, o que o finaliza e seus processos mentais, que passam pela sensação,emoção, percepção, aprendizagem e inteligência.
A partir dai podemos perceber a importância da psicologia na educação onde possibilita a criança a apreender, planejar, direcionar e avaliar as suas ações. Ao longo desse processo, ela comete alguns erros, reflete sobre eles e enfrenta a possibilidade de corrigi-los, experimentam alegrias, tristezas, períodos de ansiedade e de calma, trata debuscar consolo em seus semelhantes.
É também no convívio social, através das atividades praticas realizada, que se criam às condições para o aparecimento da consciência, que é a capacidade de distinguir entre as propriedades objetivas e estáveis da realidade e aquilo que é vivido subjetivamente. Através do trabalho, os homens se organizam para alcançar determinados fins, respondendo aos impassesque a natureza coloca à sobrevivência. Para tanto, usam do conhecimento acumulado por gerações e criam, a partir do trabalho, outros conhecimentos.
Ao transformar a natureza, os homens criam cultura, refinam cada vez mais técnicas envolvidas na relação do individuo com o mundo, analisando os seus mecanismos básicos. Para realizar sua proposta, a psicologia interage com outras ciências tais como amedicina, biologia, filosofia, genética, antropologia, sociologia, além da pedagogia. Estes ramos dos conhecimentos estão imbricados uns nos outros, de tal forma que, muitas vezes, é difícil saber em que domínio se esta atuando.
A intervenção da psicologia atual também na formação de professores a desenvolver conhecimento e habilidades, além de competências, atitudes e valores que o possibiliteir construindo seus saberes-fazeres docentes, a partir das necessidades e desafios que o ensino, como prático social, lhes coloca no cotidiano. Dessa forma, poderá contribuir para que o professor desenvolva a capacidade de investigar a própria atividade, vivemos numa sociedade em mudança e é para ela que formamos os nossos alunos.
Percebamos então que as contribuições da Psicologia para aprática Educacional trouxe uma ampla variedade de movimentos de reforma curricular, conduzidos em grande maioria, em estreia colaboração por especialista em planejamento, psicólogos e educadores, que costuma ocorrer em diferentes países em momentos que sucedem a abertura ou a aceleração de um processo de democratização das oportunidades educacionais.

Ao transmitir o conhecimento para os alunos oprofessor desempenhará também a função de formador da personalidade de seus alunos no processo ensino-aprendizagem,pois o aluno por sua vez é um sujeito ativo de seu processo de formação e desenvolvimento intelectual, afetivo e social; e o professor tem o papel de mediador do processo de formação do aluno; a mediação própria do traabalho do professor é favorecer/propiciar ainter-relação(encontro/confronto) entre sujeito (aluno) e o objeto de seu conhecimento(conteudo escolar); nessa mediação, o saber do aluno é uma dimesão importante do seu processo de conhecimento(processo de ensino-aprendizagem).

O entendimento de socioconstrutivismo pude perceber que não há uma concepção única dessa proposta, com está em Cavalcanti(2002,p.31-32):

A perspectiva socioconstrutivista(…)concebe oensino como uma intervenção intencional nos processos intelectuais, sociais e afetivos do aluno, buscando sua relação consiente e ativa com os objetos de conhecimento(…). Esse entendimento implica, resumidamente, afirmar que o objetivo maior do ensino é a construção do conhecimento pelo aluno, de modo que todas as ações devem estar voltadas para sua eficácia do ponto de vista dos resultados no...
tracking img