Pedagogia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3438 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE PROFISSIONAL DOS EDUCADORES ASSISTENTES que atuam na creche

RESUMO

Este artigo tem como principal objetivo analisar a identidade profissional e o desenvolvimento de competências dos educadores assistentes. Para tanto, utilizou-se a pesquisa do tipo bibliográfica em meio impresso e digital, e de campo, observando-se suas práticas educativas e aplicando-seentrevistas semi-estruturadas a todos os educadores que trabalham nas instituições. Escolheu-se a função de educadores assistentes, especificamente, porque estes possuem características peculiares aos demais profissionais da educação, devendo trabalhar com as crianças de zero a três anos de idade o cuidar e o educar. Essa dupla responsabilidade dos educadores assistentes exige o desenvolvimento decompetências específicas desses profissionais e promovem assim a construção de sua identidade docente.
Palavras-chave: Educadores Assistentes. Identidade Profissional. Creche.

INTRODUÇÃO

Este artigo tem como principal objetivo analisar a construção da identidade profissional e o desenvolvimento de competências dos educadores assistentes. A análise focaliza a função de educadores assistentes,especificamente, porque estes possuem características peculiares aos demais profissionais da educação. A mais gritante delas se refere as suas atribuições no trabalho com as crianças na creche.
A eles cabem trabalhar a parte pedagógica (atitude óbvia e inerente à profissão) e o cuidar literalmente das necessidades físicas e fisiológicas dos pequenos, (postura que exige competências e habilidadesímpares). Essa dupla responsabilidade (cuidar e educar) dos educadores assistentes vem tornar o estudo necessário e interessante, pois a partir dela é que será exigido o desenvolvimento de competências específicas desses profissionais, consequentemente, possibilitando a interligação entre a prática e a teoria, promovendo assim a construção de sua identidade docente.
A identidade profissional seconstitui em características peculiares de cada profissão. São inúmeros os caracteres que tornam uma profissão singular, sejam eles: área de atuação, instrumentos e métodos de trabalhos, clientela, formação, local de trabalho, carga horária e competências exigidas.
Esta última é um aspecto primordial para o desempenho de uma determinada ocupação profissional. Pois se sabe que para exercer umaatividade profissional plenamente e satisfatoriamente, é preciso que o indivíduo possua competências específicas, que se constituem em formas adequadas de aplicar conhecimentos e habilidades.
Conforme Libâneo (2004) o professor é um profissional cuja atividade principal é o ensino. Sua formação inicial visa propiciar conhecimentos, habilidades e atitudes requeridas para levar adiante o processo deensino e aprendizagem nas escolas. Vale ressaltar também que o desenvolvimento de competências docentes pode ser prejudicado pelas históricas, e ao mesmo tempo atuais, situações de desvalorização da categoria, sejam elas de ordem financeira, cultural ou social.
A construção de identidades é um processo sócio-histórico vinculado à humanização do homem. E a identidade docente é uma construção paraqual contribui diversos fatores, dentre eles a história de vida do professor, a formação

vivenciada em sua trajetória profissional e o significado que cada professor confere à atividade docente no seu cotidiano com base em seus saberes, em suas angústias e em seus anseios (FARIAS, 2009, p. 56). Assim, a biografia pessoal, a formação inicial e a prática educativa correspondem em uma significativa eindubitável interferência no processo identitário do professor, decorrente das trocas de significações e de ideais pessoais e profissionais, que ao longo da carreira são construídas, estabelecendo características inerentes à profissão.
Para efeito de pesquisa, foi feita a análise bibliográfica em meio impresso e digital. A pesquisa de campo foi concretizada a fim de coletar dados sobre a...
tracking img