Pedagogia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2147 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Disciplina: Linguística

PEDAGOGIA

4. AS DUAS LÍNGUAS DO BRASIL. (qual é mesmo a língua que falamos?).

As línguas diferem muito pouco no que diz respeito a suas capacidades expressivas (ver o ensaio "O rock português"). Mas, como é evidente, diferem muitíssimo quanto a sua importância cultural, política e comercial. Temos, por um lado, línguas como o inglês, o espanhol, o russo,o chinês, o francês (e, mais modestamente, o português) que servem a vastas comunidades, sendo intensivamente utilizadas na política, na TV e na imprensa, na ciência, na literatura etc. Elas são chamadas, um tanto preconceituosamente, "línguas de civilização".
Por outro lado, existem línguas de interesse puramente local, como o xavante e o caxinauá entre os índios brasileiros, a maioriadas línguas africanas, muitos dialetos locais da Europa e da Ásia, e assim por diante. Essas línguas nem sempre são faladas por comunidades diminutas: embora algumas só tenham algumas centenas de falantes, outras (como o haussa, na Nigéria, e o quíchua, no Peru e na Bolívia) têm vários milhões. O que as opõe às línguas de civilização é que não são usadas intensivamente em toda gama das atividadesda vida moderna, O quíchua, no que pesem seus muitos falantes, não é veículo utilizado na grande imprensa, nem em obras científicas, e tem uma literatura bastante restrita.
O caso mais extremo dessa limitação é o das línguas realmente desprovidas de tradição escrita. Estas podem possuir uma ortografia, em geral de invenção recente, mas o corpo de material escrito nelas é muito pequeno erestrito a certas áreas de interesse: alguma literatura regional, traduções da Bíblia feitas com vistas à catequese, e pouco mais. Tais línguas se chamam "ágrafas" (literalmente, "sem escrita"; mas já vimos que essa privação não precisa ser absoluta). E o caso do xavante, do changana (falado em Moçambique), do bergamasco (falado em Bérgamo, no norte da Itália), de muitas pequenas línguas da Índia.Existe uma verdadeira multidão de línguas ágrafas pelo mundo afora. Em geral, elas convivem com uma das línguas de civilização, que seus falantes utilizam quando tratam de assuntos fora das necessidades do dia-a-dia. Dessa forma, um cidadão de Bérgamo, quando conversa com a família, poderá exprimir-se em bergamasco - mas, ao tratar de negócios, falará italiano; ao assistir à televisão,estará ouvindo italiano; e seu jornal de domingo estará escrito em italiano.
Pode haver discussão entre os especialistas sobre quando é que uma língua deve ser considerada ágrafa. Muitos sustentam que o maia, língua indígena do sul do México, não é ágrafo, já que existem textos nessa língua há vários séculos. Não precisamos entrar nessa briga; creio que qualquer um pode ver diferença nítidaentre uma língua que serve a todas as necessidades da vida moderna e uma que não o faz. A esta última chamaremos "ágrafa".
Vamos mudar de assunto agora; mais tarde, tentaremos juntá-lo ao que foi dito acima. Nosso segundo tema é o seguinte:
Que língua se fala no Brasil?
Mas será que vale a pena fazer essa pergunta? Todo mundo (e todo o mundo) sabe que a língua do Brasil é o português.Além do mais, é uma língua de civilização, segundo a definição que vimos. Basta pegar um jornal, ligar aTV, passar os olhos nas prateleiras de uma livraria, salta à vista que o português é a língua do Brasil.
Não há dúvida de que a língua de civilização que nos serve é o português. Além do mais, ela não está nem um pouco em perigo de perder essa posição privilegiada: apesar do que se fala dosprogressos do inglês em certas áreas, o português continua firme como o veículo de todos os aspectos da cultura brasileira. A imensa maioria da população (incluindo os universitários) é incapaz de se exprimir, e mesmo de ler, em qualquer outra língua. Logo, como se pode ter dúvida sobre a posição do português na comunidade brasileira?
Mas notem que eu não perguntei qual era a língua de...
tracking img