Pedagogia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1381 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1 INTRODUÇÃO
A proposta deste trabalho é mostrar o estudo feito em torno dos métodos de ensino, tentando mostrar e compreender o relacionamento que elas têm entre si e com os demais que compõem o processo de ensino, sendo eles, o educador e o educando.

2 MÉTODOS DE ENSINO

É o papel da escola formar cidadãos , dar aos alunos os ensinamentos de que eles necessitam para viver e trabalharneste mundo de diárias modificações,bem como orientá-los para a vida. É também papel da escola dar ao aluno condições para se inserir no meio social para quando, fora da instituição, não se abale frente á obstáculos, os quais hão de vir perante toda sua trajetória.
Além disso:
Os pedagogos começam a compreender que a tarefa da escola
contemporânea não consiste em dar às crianças uma soma defatos conhecidos, mas em ensiná-las
a orientar-se independentemente na formação científica e em qualquer outra
. Isto significa que a escola deve ensinar os alunos a pensar ,quer dizer
,desenvolver ativamente neles os fundamentos do pensamento contemporâneo
para o qual é necessário organizar um ensino que impulsione o desenvolvimento.Chamemos esse ensino de “ desenvolviment”. (DAVÍDOV,1988,p.3)Mas a formação e orientação do aluno não esta restrita à escola, não iremos nos esquecer de que o professor, por sua vez, deve considerar no exercício de sua função o aluno como sujeito de múltiplas relações, que por estarem em processo de formação, deve ser visto com uma totalidade. Assim deve-se assegurar ao educando uma formação crítica, capaz de levá-lo a refletir sobre temáticascotidianas e interferir, positivamente, em seu meio, e sobre tudo, em sua vida para que possa repaginá-la da melhor forma possível.

[ ...] Compreender seu papel e de seu aluno,sabendo
situar no plano social geral o conteúdo especifico decada curso . Isso é uma parte importante do processo
pedagógico , da qual o professor raramente está
consciente , porque ele está diante de um desafio pa-
ra o que não está preparado . É prjuizo prepará-lo .( Menezes . 1987, p. 119 ).






Ao longo do tempo convivemos com os métodos de ensino que foram criados justamente com o objetivo de facilitar a aprendizagem da criança podendo assim, ela, aproveitar tudo o que eu o ensino e a educação têm as lhe oferecer. O professor, ao dirigir e estimular o processo de ensino em função da aprendizagem dos alunos utilizaintencionalmente um conjunto de ações, passa condições externas e procedimentos, que chamamos de métodos de ensino. Por exemplo, à atividade de explicar a matéria corresponde o método de exposição; à atividade de estabelecer uma conversação ou discussão com a classe corresponde o método de elaboração conjunta. Os alunos, por sua vez, sujeitos da própria aprendizagem, utilizam-se de métodos deassimilação de conhecimentos. Por exemplo, à atividade dos alunos de resolver tarefas corresponde o método de resolução de tarefas; á atividade que visa o domínio dos processos de conhecimentos científicos numa disciplina corresponde o método investigativo; à atividade de observação corresponde o método de observação e assim por diante.

Cada método deve ser aplicado aos alunos dentro da sala deaula com o intuito, de ensiná-lo da melhor forma possível. Temos portanto, dois métodos que englobam todos os outros, o método Tradicional e o método Histórico Crítico.

O Método Tradicional de ensino tem como objetivo a transmissão do conhecimento pelo professor, o qual deve ser assimilado pelo aluno. A base desse enfoque está na escolha dos conteúdos, no ensino enciclopédico,sendo estes,...
tracking img