Pedagogia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (403 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
No que diz respeito a proteção da criança e do adolescente pode-se dizer que o estatuto da criança e do adolescente é uma das legislações mais avançadas mas apesar disso no que diz respeito a práticadeixa muito a desejar. É dever da família, sociedade e do poder público assegurar as crianças e fazer valer todos os direitos das crianças no que diz respeito a vida, alimentação, saúde, educação. Emsua palestra Dalmo Dallari afirma que é prioridade assegurar esse direito e que se é prioridade vem primeiro.
Mas não é isso que acontece. Diversas vezes o governo é omisso no que diz respeito apontos fundamentais como educação, moradia, saúde, cultura, lazer, segurança, saneamento básico, transporte, etc, etc, etc e tanto descaso e desrespeito acaba provocando uma série de fatores queprejudicam a criança e o adolescente diretamente e os problemas se tornam intermináveis; violência, exploração sexual, trabalho infantil, drogas, gravidez precoce, doenças e por aí vai. Muitos pontos doestatuto ainda estão longe de serem cumpridos. Em sua fala o jurista coloca que a criança vive em situação de abandono. E o que é a mais pura verdade. Falta condições de vida dignas: são crianças pedindoesmola, criança fora da escola, criança sem atendimento de saúde.
Muitas vezes, se não dizer na maioria, a família também não cumpre seu papel. Quantas crianças mortas pelos próprios pais, maltratadase até mesmo estupradas. E a escola que muitas vezes não recebe a criança e não a acolhe como direito que lhe é cabível. O jurista também nos coloca isso: onde muitas vezes é preciso a intervenção doministério público para que a criança possa estudar.
Como pode uma criança crescer e desenvolver com tanta coisa errada. É claro que só pode virar marginal.
Cabe a família primeiramente, ao governoe a sociedade fazer com esse estatuto seja cumprido: uma vida digna para nossas crianças, mais humanidade.
Esses fatores são um conjunto que contribuem para o desenvolvimento ou não da criança e se...
tracking img