Pedagogia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (691 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
CURSO – PEDAGOGIA
DISCIPLINA – FUNDAMENTOS E DIDATICA DA HISTORIA II
PERIODO - 7º
DISCENTE – BEATRIZ

ATIVIDADE INTEGRADORA

PADRE BERNARDO-GO
ABRIL/2012
CASO PARA ENSINO

Na periferiada cidade de Três Corações existe uma escola de Ensino Fundamental I, chamada Arco-Íris. Na escola tem uma professora chamada Drica. Bem querida por todos na escola: professores, alunos, diretores,secretários, pessoal dos serviços gerais e até pelos próprios pais que a acham competentíssima. Tanto que já lecionou em todas as séries da escola. Mas, esse ano a direção lhe confiou a 4ª série.
Umdia a professora Drica, planejou a sua aula de História para falar sobre a FORMAÇÃO DO POVO BRASILEIRO. No primeiro dia da aula começou fazendo a leitura de um texto explicando para turma a chegada dosgrupos étnicos (brancos e negros) para o Brasil e o contato destes com os primeiros habitantes (os índios). Na sua explanação, a professora evidenciava para os alunos a viva e concreta participação doíndio, do negro e do branco colonizador e do imigrante para a formação do povo brasileiro com simultaneidade da vivência desses grupos e suas diferenças sociais, culturais, religiosas, comparando-os,também nos dias atuais. Com isso, a professora conseguia estabelecer uma noção temporal entre passado e presente para os alunos. Ressaltou a questão da miscigenação entre os grupos e o extermínio dealguns grupos indígenas. Ao término da aula, a professora solicitou que os alunos trouxessem para a próxima aula figuras relacionadas aos grupos étnicos estudados na aula daquele dia.
Na segundaaula, os alunos trouxeram as figuras solicitadas pela professora, algumas relacionadas à cultura, à religiosidade, a fotografias. Todos trouxeram as figuras e, de posse do papel-metro, a professora pediuque montassem um painel indicando a importância daqueles grupos para a formação do provo brasileiro.
Um aluno chamado Kenzo - filho de pai japonês e mãe brasileira, mas filha de italianos -...
tracking img