Pedagogia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1164 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Questões sobre o Livro Avaliação Mediadora: uma prática em construção da pré-escola à universidade.

1. O que a autora entende por avaliação mediadora? Qual o seu papel?
A autora entende que a avaliação mediadora é o ato de observar individualmente cada aluno, estabelecer uma relação direta a partir de tarefas (orais e escritas), refletindo sobre questões desafiadoras que são apresentadas,acompanhando o estágio de desenvolvimento de cada aluno, sempre considerando suas experiências vivenciadas.
Seu papel é analisar e acompanhar as várias manifestações dos alunos em situação de aprendizagem, visando o acesso gradativo do aluno a um saber competente na escola e consequentemente, sua promoção a outras séries e graus de ensino, tornando-o um sujeito com autonomia moral e intelectual.2. Quais os princípios que regem uma avaliação mediadora?
- oportunizar aos alunos muitos momentos de expressar suas idéias;
- oportunizar discussão entre os alunos a partir de situações desencadeadoras;
-realizar várias tarefas individuais, menores e sucessivas, investigando teoricamente, procurando entender razões para as respostas apresentadas pelos estudantes;
- ao invés do certo/erradoe da atribuição de pontos, fazer comentários sobre as tarefas dos alunos, auxiliando-os a localizar as dificuldades, oferecendo-lhes oportunidades de descobrirem melhores soluções;
-transformar os registros de avaliação em anotações significativas sobre o acompanhamento dos alunos em seu processo de construção de conhecimento.

3. Quais destes princípios você considerou mais significativo?Justifique a sua escolha.
Consideramos o mais significativo o princípio de transformar os registros em anotações significativas, pois, o professor deve acompanhar o seu aluno e propor soluções para que o não compreendido não torne na visão do aluno um “bicho de sete cabeças”, e colocar em prática registros de aproveitamento escolar obtendo um aprendizado significativo em que os alunos terão maiorrendimento em suas atividades.

4. Durante o mês uma professora de ensino fundamental solicita que seus alunos façam diversas atividades semanais. A professora as corrige, elabora registros e as entrega aos alunos. Nada mais é feito.
Embora a professora tenha se utilizado de diferentes estratégias para avaliar o processo de ensino aprendizagem, não se pode dizer que a mesma esteja empregando afunção mediadora.

a) Explique porque isso não acontece.
A professora acaba por classificar os alunos em “capaz e incapaz”, e as tarefas realizadas são, portanto, elementos de comprovação e acredita que através da correção minuciosa e pontuação precisa, obterá dados para justificar seu julgamento final.

b) O que você sugeriria à professora?
Sugerimos que a professora faça comentários sobreas produções dos alunos, apontando seus avanços, ideias interessantes, e as relações entre um exercício e o outro, evitando que os alunos classifiquem-se entre si em burros e inteligentes e tenha sua autoestima abalada pelo critério de apenas corrigir, comentar no caderno e não dar um “feed back” ao aluno sobre a aprendizagem.

5. Apresente 2 (dois) motivos que justifiquem a afirmativa: naescola a avaliação tem um significado próprio e muito distante do sentido que se atribui em nosso cotidiano.
- Na escola a avaliação ocorre num tempo programado, num espaço característico e artificial como obrigação, diferente do cotidiano que pode ser refletido para mudar e melhorar nossas vidas a qualquer tempo e sem registros.
- Na escola há o tempo certo de agir, formalizar o processo, separadodo tempo de refletir, já no cotidiano não há como separar o agir e o pensar.

6. Em uma abordagem construtiva do conhecimento, qual o sentido do erro?
O sentido do erro segundo a autora, é positivo, porque é atribuído como um ato produtivo, mais do que um acerto imediato, deve ser revisto como um processo de intervenção que sirva de regras gerais. O aluno é entendido como um ser ativo que vai...
tracking img