Pedagogia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2129 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE PARA O DESENVOLVIMENTO DO ESTADO E DA REGIÃO DO PANTANAL – UNIDERP INTERATIVA
CURSO DE PEDAGOGIA

MARA SILVIA CARVALHO VIEIRA – RA: 163847

















RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO I


ANÁLISE DA ESCOLA CONCRETA



















CORGUINHO/MS
NOVEMBRO 2010

1.INTRODUÇÃO

Este trabalho é a síntese significativa daaprendizagem adquirida no Relatório de Estágio Supervisionado I- Análise da Escola Concreta.
É uma exigência do processo avaliativo do curso de Pedagogia e como objetivo exercitar-me na capacidade de aprendizagem, mostrar desafios enfrentados e as dificuldades a serem superadas para ampliar conhecimentos assim como a apreensão de novos valores, acrescentando no processo deensino-Aprendizagem a vivencia concreta dos conhecimentos adquiridos previamente na teoria.












































2.OBSERVAÇÃO E VIVÊNCIA NA SALA DE AULA




1- Dados Gerais da Escola


Nome da Escola: Centro de Educação Infantil Dolíria Herculano Diniz Pré Escola Chapeuzinho Vermelho.
Endereço: Rua 09 de Maio n°795 – Centro, Rio Negro – MS.




2.2- Histórico da Unidade Escolar

A Educação Infantil no município de Rio Negro/MS teve início a partir de 1982. Num primeiro momento as crianças eram atendidas no clube municipal com duas professoras e o espaço físico não era adequado, passando mais tarde para duas salas de aula no antigo prédio que hoje é a pré-escola Chapeuzinho Vermelhas.Funcionavam em dois períodos e atendiam as crianças de 03 à 06 anos, tendo assistência pedagógica do antigo Mobral e da Prefeitura Municipal de Rio Negro. A partir de 1992 foi legalizada, criado através do Decreto Municipal n° 476/RN/92 de 02/07/1992 à Creche Municipal “ Dolíria Herculano Diniz”. Em 20 de agosto de 2002 é criado através do Decreto n° 156/RN/2002 o Centro de Educação Infantil “DolíriaHerculano Diniz”.
A escola “Pré-escolar Chapeuzinho Vermelho” está localizada em uma área que não oferece risco situado à Rua 09 de Maio n° 795, região central do município de Rio Negro. A escola oferece Ensino de nível I, II e III que são crianças de 04 a 05 anos. Seu horário de atendimento é das 07:00 hs às 11:00 hs e das 13:00 hs ás 17:00 hs.






3. O Entorno da Escola –Aspectos Socioeconômicos


A população ao entorno da Unidade Escolar é constituída, em geral, pro famílias de classe média. A maioria trabalha no serviço público, pequenos comerciantes e trabalhadores informais. Seus meio de transporte na maioria são bicicletas, motos e carros e não possui serviço de transporte público, pois a população é muito pequena. AS moradias são de alvenaria. A águaé tratada, canalizada e fornecida para a população e para a escola pelo serviço de água municipal.
Não existe rede de esgoto, sendo fossa residencial. A coleta de lixo é feita freqüentemente.




1- Estrutura Administrativa Física e Material da Escola


A escola é adaptada, sua construção é de alvenaria, de boa conservação, tendo uma área coberta e o restantedescoberta.
A escola possui 03 salas de aula, que são consideradas de boa qualidade, contendo 05 mesas pequenas e 25 cadeiras, com 02 ventiladores e 03 janelas cada sala de aula, bem iluminadas e arejadas.
Possui 01 sala para secretaria, coordenação e funciona como sala dos professores, sendo insuficiente para desenvolver suas atividades. A escola é composta por outros ambientes sendouma cozinha, um refeitório, e 03 salas de aula, sendo todos de boa conservação adequada para os alunos. Em todas as salas tem 01 mesa com cadeira para os professores e 01 armário.
Possui três banheiros, um feminino e masculino e um para os professores, todos de boa qualidade e bem conservados.
Quanto aos recursos didático observamos que na escola possui 01 computador, 01...
tracking img