Pedagogia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1221 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Educação de jovens e adultos

O texto fala sobre a abordagem antirracista que o EJA precisa ter, através de fatos históricos e avanços ocorridos desde o surgimento da Educação de Jovens e Adultos. Diante da necessidade de oferecer a acesso a cidadania a todos e a formação para o trabalho, elaboraram a lei 9.394/96, ofertando ensino que se adeque a disponibilidade dos jovens trabalhadores,viram que sua maioria era negra, então viram como necessário a abordagem étnico-racial e sua problematizarão nas escolas. Na resolução 2000 das Diretrizes a Bases Curriculares Nacionais, o EJA é vista como direito de todos que não iniciaram ou completaram sua escolaridade, objetivando a qualificação para o trabalho desses grupos de maioria negra e implementaram, princípios antirracistas,preservando o conhecimento cultural de diferentes grupos étnicos.

A educação jovens e adultos da população, ainda luta pela igualdade de educação e pela exclusão em nosso país . Com a crescente concorrência por vagas no mercado de trabalho, cada vez mais jovens e adultos estão aproveitando para concluir seus estudos. Muitos quando chegam ao EJA, ficam desmotivados, pelo fato de estarem muito tempofora da escola. É preciso que os educadores, adotem técnicas de alfabetizar e mostrem que estão por dentro da realidade desses alunos, ensinando de forma pratica e didática. A presença do adulto negro nas salas de aula está aumentando, isso não quer dizer que, tudo está bem, muita coisa precisa mudar em se tratando de educação e ensino no nosso país. Os processos de aprendizagem estãorelacionados não apenas ás condições socioeconômicas mais também aos hábitos culturais, habilidades e procedimentos, crenças e valores que possuem os diferentes sujeitos que frequentam a escola obedecendo à faixa etária de cada aluno. A instituição precisa inserir no universo afro-brasileiro projetos culturais diversificados. Organizar projetos pedagógicos envolvendo o educador e estudantes.

Aconstrução de proposta pedagógicas, e essencial através das experiências e de historias de vida, na qual, muito se aprende com os ingressantes a EJA, sujeitos socioculturais portadores de um saber com ritmos, linguagens, práticas, comportamentos e atitudes diferenciadas que se revelam num cotidiano contraditório e diverso. No entanto, percebe se que não há uma inclusão da temática étnico-racial naspraticas política pedagógicas, o desafio é ligar as questões socioculturais como identidades de gênero, etnia, classe social, necessidades especiais através de do processo coletivo nas reuniões pedagógicas com a participação de todos. Vale ressaltar que seja necessário no primeiro contato ter uma boa recepção e recebê-los bem, que são atitudes para um bom acolhimento voltado para uma educaçãoantirracista, elaborar um avaliação diagnostica da vida pessoal de cada um, fazendo com que eles construam referências como parte do cotidiano da EJA aliada ao currículo escolar.
Devemos conhecer os alunos que vão freqüentar a EJA, quantos anos tem, se trabalham, se tem filhos em qual região mora, quantos alunos negros tem enfim, para iniciar essas aula devemos considerar historia de vida dosalunos, problemas da região onde mora, profissões, serviços de saúde, alimentação e higiene a predominância de estudantes negros na EJA.O educador tem que fazer um planejamento de aula sem que percam os valores da historia e da cultura brasileira, é preciso repensar as faltas e ausência dos estudantes pois a maioria são trabalhadores com filhos.
As propostas pedagógicas necessitam, ainda, levarcabo os princípios da dialogicidade da educação, considerar que nosso pensamento emerge e transforma-se na interação com o outro é essencial para perceber que a língua não pode ser concebida como um simples código linguístico; ela é um instrumento poderoso para persuadir, interagir, emocionar-se, explorar e se comunicar.
Todo jovem e adulto a que se dispõe os estudos necessita ser pensado a como...
tracking img