Pedagogia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1477 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
nome do curso
andréa das graças de oliveira
gyanne fagundes guirra de souza
maria lucimar pessoa menezes
sheila braz quintino pires

PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO I
Desenvolvimento do Julgamento Moral: Uma Análise de Quatro Crianças

Cidade
2010
andréa das graças de oliveira
gyanne fagundes guirra de souza
maria lucimar pessoa menezes
sheila brazquintino pires

PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO I
Desenvolvimento do Julgamento Moral: Uma Análise de Quatro Crianças

Trabalho apresentado ao Curso de Pedagogia da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina Psicologia da Educação

Orientadora: Prof. Carlos Eduardo de Souza Gonçalves

Apresentação da Pesquisa

Este trabalho tem por objetivo, avaliar de forma prática odesenvolvimento do julgamento moral de algumas crianças nas etapas de heteronomia e autonomia, segundo a teoria de Jean Piaget .
Realizou-se uma pesquisa, através de entrevista com quatro crianças, duas na idade de 5 anos e duas na idade de 10 anos, em uma escola particular, com autorização da diretora. Elaboramos seis pares de histórias abordando como temas : danos materiais, mentira e roubo. Em seguida,apresentamos essas histórias às crianças, pedindo que elas julgassem os dilemas conforme lhe eram apresentados, fazendo os seguintes questionamentos: Nos dois casos se mentiram, se roubaram, “quem é o mais culpado?”, “por que?” .
Não foram citados os nomes das crianças, apenas as iniciais, as mais novas de 5 anos, chamamos “F” e “G” e as mais velhas de 10 anos, “J” e “G”.

JULGAMENTO MORAL SOBREDANOS MATERIAIS
História 1: dano material acidental.
Alguns coleguinhas estavam na rua jogando bola, de repente, um deles, chuta, e a bola bate na janela de um vizinho e quebra o vidro.

História 2: dano material intencional
Em um prédio, uma senhora que mora no primeiro andar, coloca seus vasinhos de flores na janela do lado de fora para enfeitar, um menino vai até lá e arranca as flores,alguém vê e conta para ela.

JULGAMENTO MORAL SOBRE A MENTIRA
História 1: mentira com prejuízo de outras pessoas
Um menino estava, sentado assistindo TV, com um copo na mão, tomando suco, este copo cai, derramando todo o liquido no sofá, a mãe chega e pergunta quem foi, ele culpa a irmã, que estava ao lado.

História 2: mentira sem prejuízo de outras pessoas
Um menino, conta para os seusamigos de escola, que ganhou, no dia das crianças, uma bola do Bem 10, e isso não aconteceu.

JULGAMENTO MORAL SOBRE ROUBO
História 1: roubo com motivação egoística
A professora levou para seus alunos, pirulitos para repartirem entre si, dando um para cada. Um dos alunos guardou o seu na mochila, um coleguinha viu, e roubou o pirulito quando todos estavam no recreio.

História 2: roubo commotivação altruísta
Uma senhora, que estava passando por dificuldades financeiras, precisava de comprar um remédio para sua filha, que estava muito doente, sem ter dinheiro, pediu ao farmacêutico, que não quis ajudá-la. Ela então roubou o remédio e saiu correndo.

Respostas das crianças

A primeira entrevistada, é a “F” de 5 anos, percebemos que há uma certa impaciência em ouvir as histórias,porém prosseguimos com carinho, levando-a a se colocar no meio da história. Quanto a narração do dano material, fala que os dois estão errados, e que o mais culpado é o que quebra a janela, porque o pai vai ter que pagar.
No segundo caso, o da mentira, diz que o mais errado é colocar a culpa na irmã, pois foi ele que derramou o suco. E que falar que ganhou o presente, quando não ganhou, não é mentira.Na história do roubo, os dois estão errados, mais acha mais grave pegar o pirulito, porque pegou escondido e não pediu.
O próximo é o “C”, também de 5 anos, acha difícil explicar os porquês, no caso de dano material, ele diz que é errado quebrar o vidro da janela, mais é mais errado estragar as florzinhas, porque a dona gostava delas. Antes desta resposta primeiro disse “sei lá!”.
Para ele...
tracking img