Pedagogia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 18 (4304 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
69106

PROPOSTA CURRICULAR (Ensino de Língua Portuguesa)

FUNDAMENTOS TEÓRICO-METODOLÓGICOS DO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA
A escola para o povo só tem sentido numa nova forma de organizar a sociedade. Não é possível fazer uma escola para todos dentro de uma sociedade para alguns! Ou seja, a democratização da escola precisa ser acompanhada de um novo projeto social, que supere a exclusão.(Celso dos S. Vasconcellos, Para onde vai o professor?)

EMENTA (PROGRAMA PARA O CURSO DE MAGISTÉRIO — 3ª E 4ª SÉRIES) Interação verbal: o discurso pedagógico em relação a outras práticas discursivas: estratégias, condições de produção, formas de interação na aprendizagem, organização sócio-espacial — dimensão lingüística, dimensão pedagógica e dimensão política (políticas de trabalho) dessasrelações.

PRELIMINARES O que significa trabalhar com linguagem com futuros professores da Educação Infantil e das séries iniciais do Ensino Fundamental? Esta questão diz respeito, inicialmente, ao sentido que este trabalho deve ter, tendo em vista o atendimento de um conjunto de pessoas cujos direitos estão garantidos pela Constituição Federal de 1988. Tratando-se da Educação Infantil, ou seja, aquelaque é dirigida às crianças desde o seu nascimento até os seis anos de idade (período correspondente ao atendimento em creche e na pré-escola), pode-se dizer que sua finalidade é precipuamente social: deve promover o desenvolvimento físico, emocional, cognitivo e social da criança, em complementação à ação da família. A formação específica para atuar nessa área, de modo a promover a melhoria daqualidade do atendimento, só pode ser garantida em curso de Ensino Médio no mínimo, da mesma forma que o exige o atendimento às crianças dos anos iniciais do Ensino Fundamental. O curso de Ensino Médio com essa responsabilidade deve, portanto, refletir tal necessidade em sua programação, propondo conteúdos apropriados a toda essa etapa da educação, que é fundamental para a continuidade harmoniosa dodesenvolvimento do ser humano. Não se pode desconhecer, dentro deste contexto, que a dinâmica da vida social, com seu ritmo vertiginoso, nos obriga a repensar continuamente a escola, em todos os seus níveis. A vida em família, hoje, certamente não pode proporcionar a um grande número de crianças uma base adequada para o desenvolvimento emocional e social, e portanto o papel da escola se amplia ese torna mais e mais importante. Essa grande tarefa, certamente, não pode ser levada a efeito apenas no âmbito estrito da escola, de modo que a própria concepção de escola, em todo o processo educativo, deve ampliar-se, envolvendo outras instituições e pessoas da comunidade em geral. Esta é a grande aposta da educação num mundo que gira tão rapidamente. A questão proposta no início diz respeitotambém, de um modo muito particular, à concepção que a sociedade vai desenvolvendo sobre o papel do professor e à sua avaliação desse trabalho, mas também à visão do próprio educador sobre o seu trabalho e sobre si mesmo. Se o professor é alguém a quem cabe construir cultura a partir da cultura estabelecida, que ele é obrigado a retomar (olhar para o passado), e projetar a cultura (olhar para ofuturo), seu trabalho é, concretamente, um aqui-agora. Isto exige que, antes de mais nada, ele seja um analista e crítico do próprio mundo em que trabalha. O contato com a realidade e com os parceiros de trabalho é pressuposto para a realização de um projeto consistente.

PROPOSTA CURRICULAR (Ensino de Língua Portuguesa)

107

O ânimo para realizar tarefas exige que haja conhecimento, umcompromisso (sei o que devo fazer) e apoio mútuo, cooperação (sei com quem vou trabalhar), com relação a metas que o projeto toma inicialmente (sei para onde caminhar). Isto pressupõe, é claro, que o educador esteja assumindo que há mudanças a processar. Uma contradição muito nítida aparece, entretanto, no educador: ao mesmo tempo que sente a necessidade de dar novo encaminhamento ao seu trabalho,...
tracking img