Pedagogia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (687 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de janeiro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Pesquisa na escola: que espaço é esse? O do conteúdo ou o do pensamento crítico?

Resenha do artigo “Pesquisa na escola: que espaço é esse? O do conteúdo ou o do pensamento crítico?”, de MariaOtilia Guimarães Ninin.

NININ, Maria Otilia Guimarães. Pesquisa na escola: que espaço é esse? O do conteúdo ou o do pensamento crítico?. Educação em Revista, dezembro 2008, n 48, p. 17-35.Credenciais da autora.

Maria Otilia Guimarães Ninin possui graduação - Licenciatura em Matemática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1974), mestrado e doutorado em LinguísticaAplicada e Estudos da Linguagem pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2002 e 2006). Atualmente é professora titular - Coordenadoria Geral de Especialização Aperfeiçoamento e Extensão(COGEAE-PUC), professora titular da Universidade Paulista, curso de Letras - campus Alphaville e diretora pedagógica - Colégio Nossa Senhora das Dores - São Paulo. Tem experiência na área de Linguística eEducação, com ênfase em Teorias do Texto, Métodos e Técnicas de Ensino, atuando principalmente em relação aos seguintes temas: orientação de trabalhos de conclusão de curso na área de Letras, reflexãocrítica, formação contínua, gestão escolar, metodologia do trabalho científico, teoria da atividade e formação de professores. Ela também é autora de vários artigos, Livros, etc, quais os nomes estãodisponíveis no site: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.jsp?id=K4771763Z9#LinhaPesquisa.

Resumo da obra

A autora defende a idéia de que a investigação pode contribuir para oprocesso de transformação social, de acordo com a capacidade de melhorar a formação profissional tanto do professor quanto do aluno.
Neste artigo a pesquisa é conceituada como uma visão critica deconstrução de conhecimento que ira proporcionar aos alunos a oportunidade de desenvolver competências capazes de discutir, aceitar e fundamentar diferentes pontos de vista, de criticar informações das...
tracking img