Pedagogia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2739 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ

TRABALHO DA DISCIPLINA BIOLOGIA DOS ORGANISMOS

Célia Morais Cordeiro

ENGENHEIRO BELTRÃO, OUTUBRO DE 2011

[pic]UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ[pic]
CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS, LETRAS E ARTES.
NÚCLEO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
DEPARTAMENTO DE FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO
CURSO: PEDAGOGIA – MODALIDADE A DISTÂNCIA
DISCIPLINA: PEDAGOGIA, MODALIDADE ÀDISTÂNCIA.
DISCIPLINA: Biologia dos Organismos
PREOFESSORES: Ana Silva Lapenta / José Ricardo Penteado Falco / Maria Cláudia C. R. Takasusuki

Célia Morais Cordeiro

1) Produza um texto caracterizando a importância do ensino de ciências nas séries iniciais.Destaque, também, pontos positivos e negativos sobre a formação do pedagogo para este ensino de ciências.
O ensino de ciências nasseries iniciais é importante, pois permite o aprendizado dos conceitos básicos das ciências naturais, possibilitando a compreensão das relações entre a ciência e a sociedade e dos mecanismos de produção, bem como a apropriação dos conhecimentos científicos e tecnológicos.Desta forma todos os indivíduos devem receber um mínimo de formação em ciências naturais para o exercício da cidadania, para quepossuam uma melhor compreensão da sociedade em que está inserido.Segundo Lorenzetti:
“é no âmbito das séries iniciais que a criança constrói seus conceitos e apreende de modo mais significativo o ambiente que a rodeia, através da apropriação e compreensão dos significados apresentados mediante o ensino das Ciências Naturais” (Lorenzetti, 2005, p. 2).

Os ParâmetrosCurriculares Nacionais (Brasil, 1998) advogam a importância de se ensinar ciências desde as primeiras séries da escolarização básica, mas infelizmente a formação dos professores constitui um fator de grande importância do quadro de problemas percebidos no ensino da disciplina, pois o professor termina o curso de licenciatura em Pedagogia, normalmente sem a formação necessária para o ensino dasciências, e com isso o ensino tem sido superficial e o professor, na maioria das vezes apenas transcreve no quadro negro listas de exercícios para que as crianças estudem para as provas, cabendo a elas apenas decorar conceitos.
[...] confrontar suas ações cotidianas com as produções teóricas, é necessário rever as práticas e as teorias que as informam, pesquisar a prática eproduzir novos conhecimentos para a teoria e a prática de ensinar (DELIZOICOV; ANGOTTI; PERNAMBUCO, 2002, p. 13),

Portanto o educador deve despertar a curiosidade e capacidade do aluno, deve lançar ou fazer emergir do grupo uma questão-problema, motivar e observar as reações dos alunos, dando orientações quando necessário e salientar aspectos que não tenham sido observados pelo grupo e quesejam importantes para o encaminhamento do problema.
Essas atividades têm como objetivo ir além da observação, deve oferecer condições para que o aluno possa levantar e testar suas idéias ou suposições sobre as questões expostas. Dessa forma, a atividade tende aplicar uma teoria na resolução do problema e dar significado à aprendizagem da Ciência.

2) Pesquise sobre os cinco Reinos e seusrepresentantes descrevendo as principais características de cada grupo (eucarioto ou procarioto; unicelular ou multicelular; aeróbio ou anaeróbio; autótrofo ou heterótrofo). Indique também as características comuns a todos os seres vivos.
Todos os seres vivos são formados de células, necessitam de alimento, passam por um ciclo de vida e têm capacidade de produzir descendentes, através dareprodução. O mecanismo de reprodução nos seres vivos é muito variado. Basicamente, tanto os seres unicelulares quanto os pluricelulares podem produzir-se de duas maneiras: assexuada e sexuadamente.
Quanto á alimentação alguns seres são capazes de produzir seus próprios alimentos é o caso das plantas. Por isso são chamados de seres autotróficos. Os animais, ao contrário das plantas, não...
tracking img