Pedagogia

FACULDADE INTERNACIONAL DE CURITIBA

CAMILA STEFÁNI ZENARO RU 516796
MICÉIA DE FÁTIMA LIMA RU:598416
PAULA SAYURI LOBO RU:519923

PORTFÓLIO

SUMARÉ
2010

FACULDADE INTERNACIONAL DE CURITIBA

CAMILA STÉFANIE ZENARO RU 516796
MICÉIA DE FÁTIMA LIMA RU 598416
PAULA SAYURI LOBORU 519923

PORTFÓLIO

UTA: HISTORICIDADE

TUTOR LOCAL: ELAINE QUEVEDO

SUMARÉ
2010

SUMÁRIO

1.0 Introdução.................................................................................... 3
2.0 Desenvolvimento.......................................................................... 4
2.1 Metodologia do ensino deArtes................................................... 4
2.2 Metodologia do ensino de História............................................... 8
2.3 Metodologia do ensino de Geografia.......................................... 11
3.0 Considerações Finais..................................................................15
Referências....................................................................................... 16INTRODUÇÃO

Este trabalho apresentará a importância da metodologia do ensino de história, de artes e de geografia no aprendizado dos alunos e no nosso processo de aprimoramento profissional, dando bases para que esse processo seja produtivo e construtivo.
Em Metodologia do ensino de História, apresentaremos o modo como a História foi mudando o seu método de relatar os acontecimentos passadosdesde o séc.XVII onde haviam certas dificuldades em escolher o que era mais importante de se registrar até hoje,onde temos em mãos desde o acesso á vários documentos históricos até métodos de utilização de jogos e brincadeiras no processo de aprendizagem,evitando assim,a técnica de memorização utilizada no ensino tradicional.
Em Metodologia do ensino de Artes, veremos como a arte se tornou,desde umensino aplicado apenas aos nobres até se tornar obrigatório no currículo escolar,tornando assim acessível á todos.Também, veremos a atuação desse ensino através da música,dança,teatro e artes visuais,tornando assim,uma forma de expressão do ser humano.
Em Metodologia do ensino de Geografia, será apresentado o significado da geografia e sua importância.Como era a sua utilização no passado econtinua sendo no presente.Abordará qual o seu papel no currículo escolar e a importância de se desenvolver o raciocínio cartográfico em sala de aula, fazendo com que o saber geográfico faça o aluno refletir e construir o seu conhecimento.
Sendo assim, as matérias que serão apresentadas mostrará a você,leitor,a importância de se passar ao aluno conhecimento,mas,fazendo com que o aprender se tornealgo prazeroso e não cansativo,não se baseando apenas em memorização.Entendemos assim, que cada ciência tem a sua importância na vida acadêmica do aluno e na nossa formação.

2.0 Desenvolvimento

2.1 Metodologia do Ensino de Artes

No Brasil, a partir dos últimos anos do século XIX, intensificou-se a preocupação em ensinar arte. Porém, os estudos realizados por Ana Mãe Barbosa, emseu livro Arte-Educação no Brasil, mostram que D. João VI incluiu na educação brasileira um hábito que era praticado pelas cortes européias, isto é ensinar arte apenas para os nobres. Desse modo era privilégio de poucos.
Com a Criação da Academia Imperial de Belas Artes, no Rio de Janeiro, em 1.816, instalou-se oficialmente no País o ensino artístico, seguindo, assim, os modelos europeus.Já no século XX, o ensino das artes nas escolas primárias e secundárias também se tornou obrigatório, integrando-se como parte do currículo educacional, assim como propunha Rui Barbosa,por meio de idéias expressas nos seus projetos de reformas de ensino em 1.882 e 1.883.
Em 1.922, foi realizada a Semana de Arte Moderna, em São Paulo, que se tornou um marco histórico, inaugurando um...
tracking img