Pedagogia e pedagogos para que? de libâneo, josé carlos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 18 (4395 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Viviane da Silva Ribeiro Zacharias
Matricula: 201220525611
1º período - Pedagogia

Fichamento do Livro “Pedagogia e Pedagogos – Para quê? De Libâneo, José Carlos”.
Cap. 1
O campo do conhecimento pedagógico e a identidade profissional do pedagogo
É visível que a profissão de pedagogo, como a de professor tem sido abalada por todos os lados: baixossalários, deficiência de formação, desvalorização profissional implicando em baixo status social e profissional, falta de condições de trabalho, falta de profissionalismo, etc. Esses fatores por sua vez, rebatem na desqualificação acadêmica da área, fazendo com que docentes e pesquisadores de outras áreas desconheçam a especificidade da pedagogia embora a critiquem.(p.25-26)
Um conceitoampliado de educação e pedagogia
Ninguém escapa da educação. Não há uma forma única e nem um único modelo de educação; a escola não é o único lugar em que ela acontece e talvez, nem seja o melhor; o ensino escolar não é a única pratica, e o professor profissional não é seu único praticante. (p.26) Em resumo, estamos diante de uma sociedade genuinamente pedagógica. (p.27)
Pedagogia como teoria epratica da educação
O Pedagógico refere-se a finalidades da ação educativa, implicando objetivos sociopolíticos a partir dos quais se estabelecem formas organizativas e metodológicas da ação educativa. Pedagogia é, então, o campo do conhecimento que se oculpa do estudo sistemático da educação, isto é do ato educativo, da pratica educativa concreta que se realiza na sociedade como um dos ingredientesbásicos da configuração da atividade humana. (p.30)
A pedagogia e as ciências da educação
A pedagogia não é, certamente, a única área cientifica que tem a educação como objeto de estudo e a pedagogia que pode postular o educativo propriamente dito e ser ciência integradora dos aportes das demais áreas.(p.37) A pedagogia, com isso, é um campo de estudos com identidade e problemáticas próprias. Oobjeto do pedagógico se configura na relação entre os elementos da pratica educativa: p sujeito que se educa, o educador, o saber e os contextos em que ocorre. (p. 37)
A formação de Pedagogos
O curso de pedagogia deve formar o pedagogo stricto sensu, isto é, um profissional qualificado para atuar e, vários campos educativos para atender a demanda socioeducativas de tipo formal e não formal einformal.(p.38)
Cap. 2
Que destino os educadores darão a pedagogia?
Uma proposta que apresentei noV1 Encontro Nacional das Anfope (Associação Nacional pela Formação dos Profissionais da Educação), realizado em julho de 1992 em Belo Horizonte-MG. Naquela ocasião, discutia-se o papel das faculdades de educação e ei sugeria que elas deveriam oferecer dois cursos distintos: o de Pedagogia e o deLicenciatura para formação de professores para todo o ensino Fundamental e Médio. A Proposta em analise foi a seguinte: 1) A faculdade de Educação teria dois cursos distintos: um formaria o pedagogo e outro os licenciados para docência no ensino fundamental e no 2º grau. 2) A estrutura curricular seria constituída de: a) uma base comum composta de disciplinas referentes a teoria e fundamentos da educaçãoe a compreensão e organização das escolas e do ensino; b)uma parte especifica referente a conhecimentos técnicos profissionais, conforme o âmbito de atuação profissional. 3) Poder-se –ia prever na organização curricular a possibilidade de o pedagogo habilitar-se como docente e do docente habilitar-se como pedagogo, em alguma forma de organização e sequencia de estudos. 4)O pedagogo (escolar ounão), segundo esta proposta, seria considerado um profissional especializado em estudos e ações relacionados com a ciência pedagógica, pesquisa pedagógica e problemática educativa, abordando o fenômeno educativo em sua multidisciplinaridade.(p.44-45) O movimento de reformulação dos cursos de formação de educadores, representado hoje pela Anfope, produziu ao lingo desses anos documentos bastante...
tracking img