Pedagogia e educação - georg kercshensteiner

1399 palavras 6 páginas
Introdução
Este trabalho foi realizado no âmbito da unidade curricular de Teorias da Educação. Para percebermos toda uma evolução e mudanças no ensino, na educação, é fundamental conhecermos um poucos dos seus intervenientes. Como tal, surge Georg Kerschensteiner que se destacou pela organização de um sistema educativo. Esta organização deve-se ao privilégio que o pedagogo teve ao leccionar em todos os níveis escolares, bem como da sua construção como ser filosófico.
Assim, da prática se fez uma teoria, uma pedagogia, que procurarei apresentar de forma directa e resumida, para que facilmente o leitor assimile o contributo deste pedagogo.

Síntese Biográfica
O alemão Georg Kerschensteiner nasceu em Munique a 29 de Julho do ano 1854. Foi professor em todos os níveis de ensino e a sua pedagogia germinou da prática. Referido como um seguidor, em certa parte, dos seus mentores Pestalozzi, Dewey e Spranger, Kerschensteiner sustentava que o ensino deveria moldar-se a todos os patamares de desenvolvimento do espírito, em deferimento da interacção do espírito com os bens culturais possibilitando assim, a verdadeira educação.
O seu percurso foi além da prática do ensino. Na verdade, Kerschensteiner efectuou diversas observações doutros pedagogos e fez parte de direcções e conselhos organizativos de algumas escolas e liceus. Já reformado e inconformado com o sistema de educação vivido na altura, Kerschensteiner dá início a cursos de Teoria da Organização Escolar. Para ele o trabalho manual deveria ser inserido no ensino para melhor completar a teoria e reforçar a educação. É aqui que Kerschensteiner se destaca pois a sua visão vai beber aos interesses práticos da juventude e a partir daqui procura estabelecer um elo entre o ensino teórico e os exercícios práticos. Devo a isto, o pedagogo alemão é reconhecido como pioneiro da escola activa e das escolas profissionais. Georg Kerschensteiner morre a 15 de Janeiro de 1932 na cidade natal de Munique.

Relacionados

  • Garnero
    55488 palavras | 222 páginas