Pedagogia a profissão de todos os tempos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1067 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
“A necessidade de formação de educadores é grande em nosso país. A formação em Pedagogia passou por várias mudanças nos últimos vinte anos. Hoje o campo de trabalho á amplo, mas o mercado apresenta dificuldades em função do número de pessoas que desejam ingressar nele. Em termos de opções, o pedagogo pode atuar como professor na educação infantil (pré-escola), na educação fundamental I(professor do primeiro ao quinto ano), como coordenador ou supervisor de ensino, como orientador educacional, dirigindo suas ações ao acompanhamento do desenvolvimento dos alunos, e como diretor escolar.
Para cada função, o mercado exige experiência e qualificações que vão além da formação básica que a graduação oferece (competências desenvolvidas pela prática, cursos de extensão, pós-graduação).
Outrasopções podem ser encontradas em organizações não vinculadas ao sistema oficial de ensino, como as ONGs (Organizações não governamentais), hospitais (na área denominada pedagogia hospitalar) ou em empresas (na área de treinamento e desenvolvimento profissional) passando pela educação à distância.”

O fato é que as oportunidades estão aí, na vida privada e na vida pública. Os órgãos públicos detodas as esferas e poderes, empresas públicas, Departamentos de Trânsito e até organizações militares tem incluído nos seus editais o cargo de Pedagogo, e quando não, cargos ligados a "Educação Corporativa" ou "Recursos Humanos", cuja a bibliografia das provas e a descrição das atribuições indicam um profissional que tenha grande relação com a gestão de processos educativos. Infelizmente,existem inúmeros editais com cargos como "Técnicos em assuntos educacionais" e outros similares, que não exigem exclusividade da graduação em pedagogia, que longe de ser uma reserva de mercado, é um fato que jamais seria visto em relação a maioria das profissões. http://guiadoestudante.abril.com.br/orientacao-vocacional/consulte-orientador/ha-mercado-quem-cursa-pedagogia-612375.shtmlhttp://www.pedagogia.com.br/artigos/concurso/
Você no mundo
Vivemos em uma era que busca resgatar a espiritualidade. É possível modificar a sociedade sem que haja transformações no homem?
“A principal discussão de carreira será como se credenciar para participar da rede. “A primeira coisa a fazer é se especializar, ser um generalista superficial, que sabe de tudo, não vai resolver. A pessoa não precisa sabertudo, mas precisa dominar uma área aponto de dizer com segurança que entende daquilo. Hoje é preciso construir redes, com pessoas que possam te ajudar. Uma das maneiras de agregar valor é inovar. E maneira de agregar valor e quando você se relaciona. A chave para diferenciação está em criar redes com pessoas diferentes.” Na opinião de Lynda gratton, na revista vocês/a.
Entender feedback, comoforma de comunicação positiva. A critica construtiva tem a possibilidade melhorar a motivação, desenvolver autoconhecimento e o conhecimento do outro. Alem de estreitar os laços nas relações. Uma critica precisa ser planejada, para a pessoa criticada usá-la em seu próprio beneficio. “Você pode claramente discordar sem ofender,desde que fale apreciando os direitos do opositor”.Andre Luiz, sinalVerde, p. 102)
Aprender a ouvir, talvez seja a tarefa mais difícil no convívio social. Saber calar afastando todos os impedimentos de preconceito, dar espaço para que o outro transmita sua mensagem. Saber portar-se em qualquer situação, ser severo consigo mesmo, e tolerante com o outro é um bom caminho para o bom convívio. “A educação que se dá às gerações é complicada; mas, não lhes esclarece ocaminho da vida; não lhes dá a têmpera necessária para as lutas da existência. O ensino clássico pode guiar no cultivo, no ornamento da inteligência; não inspira, entretanto, a ação, o amor, a dedicação. Ainda menos obtém se faça uma concepção da vida e do destino que desenvolva as energias profundas do eu e nos oriente os impulsos e os esforços para um fim elevado. Essa concepção, no entanto, é...
tracking img