Pedagogia social

Páginas: 2 (318 palavras) Publicado: 7 de abril de 2013
NOME: MICHELI T. D. PEREIRA
PROFESSOR: FRANCISCO EVANGELISTA
TEXTO: O PAPEL DO TRABALHADOR SOCIAL NO PROCESSO DE MUDANÇA

A análise que encontramos no texto de Paulo Freire é o papel dotrabalhador social em um processo de mudança o qual tem um atuação destacada na desmistificação da realidade distorcida provocando o descobrimento da verdadeira dimensão a qual está inserido otrabalhador o que poderá ser conseguido por meio da percepção critica da realidade.
Sendo assim mediante a conscientização do individuo e como produto do contato com eles, cumprirá o trabalhador social, opapel de agente de mudança. Freire comenta os diferentes aspectos que devem ser levados em consideração no processo de alfabetização e conscientização de adultos. Relação intima dialética, com ocontexto da sociedade onde se desenvolve este processo.
Naturalmente o domínio especifica no qual atua o trabalhador social é a estrutura social, a qual não poderia ser apenas uma mudança se fosseassim não a conheceríamos. Não há permanência da mudança, o trabalhador social está em constante transformação. O que permanece no trabalho social é o jogo do dialogo sobre a mudança e a estabilidade.Mudanças e estabilidades resultam ambas da ação, do trabalho que o homem exerce sobre o mundo. E falar do papel do trabalhador social implica na análise da mudança e da estabilidade comoexpressões da forma de ser da estrutura social.
Um profissional alienado é um ser inautêntico, não olha para a realidade com critério pessoal, mas com olhos alheios. Por isso vive uma realidade imaginária enão a sua própria realidade objetiva.
O papel do trabalhador social que optou pela mudança não pode ser outro senão o de atuar e refletir com os indivíduos com quem trabalha para conscientizar-sejunto com eles das reais dificuldades da sociedade. Isso implica a necessidade constante do trabalhador social de ampliar seus conhecimentos e finalmente, a vontade de mudar para ser cada vez...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • PEDAGOGIA SOCIAL
  • A pedagogia social
  • pedagogia social
  • A pedagogia social
  • Pedagogia Social
  • Pedagogia social
  • Pedagogia social
  • Pedagogia social

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!