Pedagogia realista

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 27 (6688 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
a Educação atr avés dos tempos
1

1. Sou muito grato ao professor José Misael Ferreira do Vale e ao professor Antonio Trajano Menezes Arruda pelas sugestões que deram durante a elaboração do texto.
2. Doutor em Educação. Professor do Instituto de Artes da Universidade Estadual Paulista (UNESP).

história da Educação

João Cardoso Palma Filho2

a Educação na antiguidade
A Grécia é oberço de nossa civilização, logo se justifica que comecemos nossas reflexões, considerando a contribuição dos gregos na área da Educação, mais especificamente, no âmbito dos ideais de formação humana. O mundo grego foi pródigo em tendências educacionais, mas os ensinamentos de Sócrates, Platão e Aristóteles prevaleceram, sem dúvida, sobre os demais pensadores daquela época. Duas cidades-estadorivalizavam-se: Esparta e Atenas. Elas representavam dois paradigmas de organização social, duas concepções de educação. Esparta, uma sociedade guerreira, glorificava, sobretudo, os heróis guerreiros. Defendia uma educação totalitária, uma educação militar e cívica repressiva, em que todos os interesses eram sacrificados à razão do Estado. Atenas, uma cidade-estado democrática, nos moldes daquela época,usava o processo educativo como um meio para que o indivíduo alcançasse o conhecimento da verdade, do belo e do bem. Sócrates inventou o método pedagógico do diálogo, envolvendo a ironia e a maiêutica. Desse modo, distanciava-se tanto de Esparta, onde a educação atendia aos interesses do Estado, quanto dos sofistas, com a sua educação voltada apenas para o sucesso individual. Sócrates foi pioneiroem reconhecer, como fim da educação, o valor da personalidade humana, não a individual subjetiva, mas a de caráter universal. Em Roma, vamos encontrar muitos pontos de convergência e de divergência com o ideal educacional dos gregos. De acordo com Lorenzo Luzuriaga (1983), a cultura e a educação romanas destacavam-se pelo apego aos seguintes princípios: • • • Necessidade do estudo individual,psicológico do aluno. Consideração da vida familial, sobretudo, do pai no exercício da educação. Humanos: valorização da ação, da vontade, sobre a reflexão e a contemplação.

1

• • • •

Políticos: acentuação do poder, do afã de domínio, de império. Sociais: afirmação do individual e da vida familial, ante ou junto ao Estado. Culturais: falta de filosofia, de investigação desinteressada, mas,em compensação, criação das normas jurídicas, do direito.

história da Educação

Educacionais: acentuação do poder volitivo do hábito e do exercício, como atitude realista, ante a intelectual e idealista grega.

Não obstante a existência desses princípios, em época mais avançada, a criação do primeiro sistema de educação estatal, estendia a educação para fora de Roma aos confins do Império.Marco Fábio Quintiliano foi o maior pedagogo romano. A sua pedagogia reconhecia a importância do estudo psicológico do aluno, por isso enfatizava o valor humanístico e espiritual da educação, atribuindo requinte ao ensino das letras e reconhecendo o valor do educador. De acordo com Luzuriaga (1983, p.68), Quintiliano fez o primeiro estudo de caráter psicológico, de que se tem notícia, sobre afigura do educador. Até hoje, muitos dos princípios educativos defendidos por Quintiliano permanecem válidos.

a Educação na idade Média
Com o surgimento do Cristianismo mudam os rumos da cultura ocidental e consequentemente as ideias sobre o processo educacional. Entretanto, a História do Ocidente nos ensina que, durante cinco séculos, o Cristianismo conviveu com o Império Romano. Dentro doCristianismo, Jesus foi o primeiro mestre, seguido pelos apóstolos, pelos evangelistas e, em geral, pelos discípulos do próprio Jesus. Era uma educação sem escolas como, aliás, fora em outras religiões. A comunidade cristã primitiva é o meio pelo qual se desenvolve o processo educacional. Este, pouco a pouco, vai se convertendo na organização da Igreja de um lado e da família de outro. Estes são os...
tracking img