Pedagogia primeiro semestre

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1271 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]


SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
PEDAGOGIA

ANDRÉ DOS ANJOS MACHADO















métodos de ensino e a importancia da escola e do professor.
















MACHADINHO D’OESTE
2012


andre dos anjos machado

















métodos de ensino e a importancia da escola e do professor.Trabalho apresentado ao Curso de Pedagogia da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplinas: Processo Educativo no contexto Histórico; Psicologia da EducaçãoI; Teoria Geral do Conhecimento; Sociologia da Educação.


Prof. Bernadete Strang; Carlos Eduardo de Souza Gonçalves; Marcia Bastos; Okçana Battini..










MACHADINHOD’OESTE

2012







INTRODUÇÃO
O presente trabalho tem por objetivo demosntrar a importancia da escola, professores na vida pessoal, profissional dos individuos, pois e na infancia que se começa a formaçao dos cidadaos, já comprovado em varios estudos realizados, quando se tem uma educaçao familia e uma boa formaçao educacional raramente o individuo se tornara um marginal,sabendo que a educaçao inicia-se em casa com a familia. Falaremos tambem sobre os metodos de ensinar e suas mudanças no decorres dos anos.

DESENVOLVIMENTO


Método de ensino Tradicional

Sua origem deu-se no século XVIII, nas escolas públicas francesas, a partir do Iluminismo (movimento cultural de elite de intelectuais do século XVIII na Europa). A finalidade principal erauniversalizar a entrada do indivíduo ao conhecimento. O processo de ensino se diferencia pela combinação de atividades do docente e do educando. Estes, pelo estudo das matérias, sob direção do professor, vão abrangendo progressivamente o desenvolvimento de suas aptidões intelectuais. A supervisão eficaz desse processo depende do trabalho sistematizado do educador que tanto no planejamento como nodesenvolvimento nas aulas objetivas, com conteúdos, métodos e formas organizadas de ensino.
Professor e a escola são considerados de suma importância na formação de cidadãos, pois ela dar aos alunos os ensinamentos de que eles necessitam na vida pessoal e profissional neste mundo de evolução, tendo por finalidade orientá-los para a vida. Isso só acontece, se a escola definir como meta,o trabalho crítico com os conteúdos a ser estudados pelos educando. Através de um trabalho crítico e da busca pelo exercício da cidadania, a escola deve mostrar às novas gerações a importância de cada indivíduo e seu papel na sociedade, enquanto cidadãos conscientes de seus direitos e deveres. É preciso que a escola compreenda que também é seu papel, dar ao aluno condições para se inserir no meiosocial. É preciso atentar para a evolução do mundo e orientar o estudante para a vida.
O educador deve ser respeitado na conjuntura da educação sendo a peça chave na formação de indivíduos para a vida, tanto profissional quanto pessoal. Assim, assegurando ao educando uma formação crítica, capaz de levá-lo a pensar sobre temáticas habituais e interferir de forma positiva em seuambiente e sobretudo, em sua existência para modifica, tornando-se indispensável ao educador, o conhecimento de táticas de educação e o desenvolvimento de suas próprias capacidades de refletir, além da abertura, em suas aulas, para a reflexão das problematicas sociais, tornando as aulas mais democráticas possiblitando a participaçao dos alunos e facilitando o aprendizado, pois é atraves de debates ediscuções tornam-se mais facil o entedimento no tema abordado.

A formação de alunos críticos e participativos depende precisamente do conhecimento adquirido pelos seus educadores e da forma com que o mesmo ira transmitir esses conhecimentos aos seus educando. O professor é o guia no processo educativo passando para os alunos a segurança e confiança ao transmitir o conhecimento e...
tracking img